Nesta sexta-feira (6) o baterista rio-clarense Mauricio Zottarelli apresenta seu novo disco “Upside Down Looking Up” no JazzNosFundos no Centro Cultural de Música Instrumental, em São Paulo, a partir da 22 horas. O trabalho, que foi lançado no dia 3 de novembro, será apresentado em quarteto formado por ele, Gustavo Bugni (teclado), Bruno Migotto (baixo) e Rodrigo Ursaia (saxofone). O JazzNosFundos/CCMI fica na Rua Arcoverde, 742, em São Paulo.
Ao Diário do Rio Claro, o músico destacou que o disco é um registro intimista e que fala sobre os momentos em que a vida nos deixa de cabeça para baixo e como a mudança de perspectiva pode conduzir a um ponto de maior equilíbrio. “O trabalho é baseado naqueles momentos quando está tudo de cabeça para baixo, as coisas estão muito malucas, o universo jogando um monte de coisas na nossa cabeça e a gente olha para cima em busca de respostas”, explica ao destacar que essa busca de um novo olhar pode vencer obstáculos e proporcionar estabilidade física e psicológica.
INFLUÊNCIAS
Jazz, ritmos brasileiros, latinos, fusion e rock estão presentes no trabalho, de acordo com Zottarelli. “As músicas vieram de pesquisa de ritmos brasileiros, jazísticas. Mas esse é um disco bem mais pessoal. Sempre gostei de trabalhar com a diversidade. Meus trabalhos anteriores tem esse perfil também”, esclarece ao lembrar que foi o mais honesto possível no processo criativo.
MENSAGEM
O músico foi enfático ao afirmar que sua maior preocupação com o novo trabalho é transmitir uma mensagem positiva de mudança, tanto com o resultado da gravação quanto na realização do concerto que será realizado nesta sexta-feira (6) em São Paulo. “Temos poder de mudar as coisas, com bastante perseverança, fé, seriedade e irmandade conseguimos melhorar muita coisa”, analisa.
CONCEITUADO
A revista JazzTimes nos Estados unidos, considerou Zottarelli como um “super baterista”. Desde sua chegada em Nova York, em 2006, tocou com diversos músicos e se tornou um dos bateristas mais requisitados da cena novaiorquina. Formado pela Berklee College of Music, Mauricio é um músico aclamado pela crítica especializada e ganhador de vários prêmios. Já participou de mais de 80 álbuns como baterista/percussionista.
Entre os artistas que já dividiu o palco estão Hiromi, Eliane Elias, Marc Johnson, Lee Ritenour, Dave Grusin, Esperanza Spalding, Keiko Matsui, Richard Bona, Paquito D’Rivera, Richard Galliano, Chico Pinheiro, Cláudio Roditi, Joe Locke, Geoffrey Keezer, Mike Pope, Ivan Lins, Carmen Souza, Chuck Loeb, Rosa Passos, Dom Salvador, Jovino Santos Neto, Toninho Horta e Filó Machado.
QUARTETO
Zotarrelli toca desde 2009 com duas variações de formação: em quarteto e quinteto. “Geralmente utilizo os dois formatos, mas para essa ocasião seremos um quarteto, mas sempre com a sessão rítmica (teclado, baixo e bateria) e um solista (saxofone, flauta ou guitarra), finaliza.