O crescimento e o desenvolvimento profissional são determinados por uma série de fatores que acontecem ao longo da carreira e que fazem a diferença para você alcançar seus objetivos profissionais.
Esses fatores fazem parte de um conjunto de acontecimentos que são interdependentes e que, por isso mesmo, vão se formando de acordo com as experiências vividas.
A maturidade profissional é um componente importante quando estamos falando sobre o desenvolvimento da carreira, pois define de forma explícita como o profissional se comporta.
A postura, atitudes e comprometimento fazem parte do posicionamento do profissional no ambiente de trabalho e são relevantes para determinar o seu nível de maturidade profissional.
Profissionais maduros possuem senso crítico elevado, equilíbrio em momentos de crise e grande capacidade para administrar conflitos, alguém que sabe a hora e a forma de se posicionar.
Colocar os interesses coletivos acima dos interesses pessoais é uma forte característica do profissional maduro e um atributo que as empresas e organizações valorizam muito nos dias de hoje.
Esses profissionais demonstram muita segurança em suas decisões e em suas ações. São muito claros e precisos em suas argumentações, sem serem arrogantes no convívio com as pessoas.
Considerada como um diferencial competitivo, a maturidade profissional é apontada pelas pesquisas como a atitude fundamental para que um profissional seja desejado pelo mercado de trabalho.
Profissionais maduros se destacam pelo seu desempenho, em situações adversas, dos demais profissionais. Apresentam resultados mais consistentes e sustentáveis ao longo do tempo.
“Um dia você aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou”.
Essa frase atribuída a William Shakespeare indica a importante relação existente entre tipo de experiência e aprendizado para consolidar a maturidade profissional.
Esperar que somente o passar dos anos, por si só, seja suficiente para que o profissional atinja a maturidade é enganoso, uma vez que é necessário um nível de aprendizado que não se adquire apenas com o passar do tempo.
Conheci ao longo da minha carreira inúmeros profissionais que, apesar de muito tempo de trabalho, “não saíram do lugar”. Essas pessoas estavam ali somente preenchendo um lugar e pouco se importavam com seu próprio desenvolvimento.
As competências e habilidades adquiridas pelo profissional ao vivenciar diferentes situações, por ter participado de projetos e atividades distintas e desafiadoras e convivido com diferentes indivíduos, são fundamentais para atingir a maturidade. Uma atuação ética, com comprometimento e com a preocupação do autodesenvolvimento, somada às habilidades e competências, é o que distingue o profissional maduro dos demais.
A maturidade profissional, portanto, é o seu grande diferencial no mercado de trabalho. Até!
Por Moacir Martins Jr.