O treino classificatório da Indy-500 definiu no domingo as posições das filas quatro a dez para a prova mais tradicional do automobilismo mundial. Um dos pilotos mais jovens do grid, Matheus Leist conquistou um lugar na oitava fila e garantiu sua presença na prova que terá amanhã a definição dos nove primeiros e das três últimas vagas.
Como são 36 inscritos e 33 vagas, três pilotos ficarão de fora da prova, o que deixou o dia dramático para grandes campeões como Fernando Alonso, que sofreram para conseguir uma vaga no grid. O bicampeão mundial da F1 precisa ficar entre os três primeiros amanhã no “Bump Day” para garantir um lugar na última fila da Indy-500 2019.
Leist foi um dos últimos a entrar na pista, em ordem definida por sorteio. Como a temperatura subiu muito e o vento prejudicou bastante os que entraram na parte final, o brasileiro achou melhor fazer duas tentativas, o que lhe rendeu o 24º lugar e a presença garantida na Indy 500 2019.
“A nossa segunda tentativa foi bem melhor que a primeira, pois conseguimos melhores condições e melhoramos o carro após falar com o Eric (Cowdin, diretor-técnico) e o Tony (Kanaan). Foi bom para termos uma posição mais segura para garantir nossa vaga na Indy-500 e agora vamos focar na corrida. Acreditamos que temos potencial para buscar um bom resultado na 500 Milhas deste ano”, diz Leist, que chegou na quarta colocação na prova passada, disputada no circuito misto.
Em 2017, o jovem gaúcho venceu a preliminar da Indy 500 em seu ano de estreia na Indy Lights e também em sua primeira prova em oval na carreira. No ano anterior, Leist foi campeão da F3 Inglesa, igualando feito de campeões mundiais de F1 como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna.
A Indy 500 será disputada no domingo, dia 26 de maio, com transmissão ao vivo da TV Band.