O governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público em todo o estado. A medida anunciada ontem (2) começa a valer a partir desta sexta-feira quando será publicada no Diário Oficial do Estado. Com isso, as máscaras deixar de ser obrigatórias, mas sim de uso recomendado principalmente para as pessoas dos grupos de risco.
De acordo com o governo de SP, a decisão está em consonância com a da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que, nesta semana, desobrigou o uso da proteção em portos e aeroportos do país. No entanto, o governo observa que o “uso de máscara segue obrigatório nos serviços de saúde de todo o estado, seja ele público, privado ou filantrópico”.
Além disso, o uso de máscaras segue sendo especialmente importante por idosos com mais de 65 anos de idade e pessoas com alguma imunodeficiência, com comorbidades e com sintomas respiratórios. O governo do estado informou ainda que mantém o monitoramento diário da pandemia de Covid-19, inclusive considerando o impacto do carnaval, e até agora não houve significativo dos indicadores que coloquem em risco o sistema de saúde público.
“Nós reconhecemos a importância das máscaras e a sua eficácia, principalmente na transmissão de doenças respiratórias. Entretanto, diante dos dados apresentados pelo Comitê Científico, é seguro neste momento a retirada do equipamento sem prejudicar os serviços de saúde”, comentou o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.
O governo de SP salientou ainda os bons índices de vacinação no estado. Segundo a Secretaria de Saúde, até esta quinta-feira (2) foram aplicadas mais de 129,5 milhões de doses e 90,7% da população acima de 6 meses de idade estão com esquema vacinal completo.
Rio Claro
Em Rio Claro, o uso de máscaras no transporte público deixou de ser obrigatório em setembro do ano passado. A exigência do item em ambientes abertos e fechados já tinha sido desobrigado em março. Porém, em novembro, devido ao aumento de casos de Covid e o surgimento de novas variantes, a Fundação Municipal de Saúde emitiu nota recomendando o uso da proteção em locais fechados e ao se relacionar com outros de fora do domicílio, especialmente idosos, pessoas com doenças crônicas e condições de imunossupressão. A autarquia indicou ainda o uso das máscaras para pessoas com quadros de resfriados ou gripes, ainda que leves, devem permanecer de máscaras ao se relacionar com outras.
Por Redação DRC / Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil