Nós seres humanos não aprendemos a viver o agora. Sua mente transita no futuro e no passado e é difícil você ficar no presente. O seu corpo está aqui e agora, mas sua mente não.O stress e o cansaço advêm não somente de seu esforço físico e sim daquilo que está sentindo, mais de 85% das doenças são psicossomáticas.
A natureza pode nos ensinar algo. Uma manada de antílopes pastando tranquilamente na África em determinado momento sentem a presença de um predador, o leão. No mesmo momento sentem o perigo sai em disparada, o coração acelera, a respiração é mais forte, os músculos entram em uma dinâmica incrível para fugir dali.
Quando deixam para trás o perigo, continuam pastando na maior tranquilidade, voltou a bonança. Ao contrário do ser humano, se algo aconteceu de negativo ano passado, até hoje recordam do mesmo evento e sentem mal de novo.
Um fato interessante aconteceu com uma amiga que foi chamada na escolinha porque sua filha levou uma mordida no braço de uma menina. No mesmo instante que chegou à escola convocou uma reunião, falou no “bicho” para a diretoria. Chegou até pedir a expulsão da criança.
No outro dia ainda furiosa, quando vai buscar sua filha, percebe-a brincando com a mesma coleguinha. Na saída repreende a filha ainda focando no incidente. E a filha sem demora diz: — Mas mamãe, isto foi ontem!
Que sábia resposta, só podia vir de uma criança, não é? Quantas mágoas você está ainda guardando daquele incidente do passado? Já passou! Pense em outra coisa. Fazendo isso diminuirá no mínimo o stress. E estará livre de outras doenças. Pense nisso!
Por Dr. José Roberto Teixeira Leite
Cirurgião Dentista e Coach em Neurociência
E-mail: pnljoseli@gmail.com