Victor Martins garantiu a vitória na corrida principal da Fórmula 2 na Inglaterra. O piloto da ART precisou superar uma punição de 5s para assegurar o topo do pódio em Silverstone neste domingo (9).
Saindo da pole, Martins perdeu a liderança apenas brevemente na hora da largada, mas vinha em prova dominante antes da primeira de três intervenções do safety-car. A grande rival, contudo, foi a pena aplicada pelos comissários da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) por ter escapado da pista e ganho vantagem.
Zane Maloney ficou em segundo e Theo Pourchaire completou o pódio.
Jack Doohan ficou em quarto, à frente de Ayumu Iwasa, Oliver Bearman e Jehan Daruvala. Enzo Fittipaldi foi o oitavo, com Arthur Leclerc e Jak Crawford fechando o top-10.
Apesar do abandono deste domingo, Frederik Vesti segue na liderança do campeonato com 135 pontos, seis a mais do que Pourchaire. Iwasa é o terceiro, diante de Bearman e Martins.
F3: Após a etapa da Inglaterra, brasileiro Gabriel Bortoleto segue na liderança
Gabriel Bortoleto segue com uma liderança tranquila na temporada 2023 da Fórmula 3 após a etapa da Inglaterra, disputada no circuito de Silverstone. O brasileiro, que foi sexto colocado neste domingo (9), soma 128 pontos após a realização de seis etapas no campeonato.
Com o término das corridas em Silverstone, a segunda posição na tabela voltou para as mãos de Josep María Martí, que soma 91 pontos, 37 a menos em relação a Bortoleto. Gabriele Mini e Paul Aron aparecem empatados na terceira colocação, ambos com 77 pontos.
Quem subiu muito na classificação foi Caio Collet. Após pontuar nas duas corridas do final de semana, incluindo o nono lugar deste domingo, o piloto brasileiro da Van Amersfoort aparece em 11º com 42 pontos. Roberto Faria ainda não pontuou.
A Fórmula 3 retoma a temporada 2023 nos dias 21, 22 e 23 de julho, com a disputa da etapa da Hungria, no circuito de Hungaroring.
Por E. Cortez / Foto: ART