O Diário do Rio Claro recebeu nessa sexta-feira (29) a visita do vereador de São Paulo e também Presidente Estadual do Partido Podemos (19), Mário Covas Neto, que esteve na cidade para participar também de um evento organizado, a princípio, para as mulheres, que contou com a palestra da Presidente Estadual do Podemos Mulher, Alessandra Algarin. Mário Covas Neto destacou a atuação política e alguns aspectos do partido e do cenário político no país.
Política
“Sou filho de quem fez política a vida inteira, acompanhei desde criança. Me envolvia mais na época de campanhas eleitorais, mas sou advogado e sempre atuei. Acabava sendo procurado pelas pessoas que queriam respostas para resolver algum assunto. Hoje estou no segundo mandato como vereador em São Paulo e também fui secretário em Caraguatatuba. Meu pai é referência tanto para mim, quanto para meu sobrinho (o prefeito de São Paulo Bruno Covas), mas, claro, que cada um tem o seu jeito de atuar, mas os princípios são os mesmos, como seriedade e o pensar no coletivo, a forma de fazer que eventualmente difere”.
Mulheres no Podemos.
“A presidente nacional do partido é uma mulher, a Renata Abreu, que é uma pessoa muito agregadora, uma particularidade e habilidade no ponto de vista política muito grande. A gente tem a pretensão que o Podemos possa ter a maior representatividade feminina do estado. As mulheres precisam participar mais da política, não acho que é com cotas que se resolve isso. Não acho que ao dar cotas vai atrair mais mulheres interessadas e só está abrindo espaço para quem não está interessada.
Temos que despertar o interesse da mulher na participação política, porque elas têm um olhar, uma sensibilidade nas relações humanas diferentes do homem e a inserção contribui para forma do poder público agir com a população”.
Saúde Bruno Covas (Sobrinho e prefeito de São Paulo)
“O Bruno tem doença grave que foi descoberta por acaso, ele estava com problema de Lizipela, o tratamento não estava surtindo efeito e foi fazer investigação mais profunda e aí se descobriu o tumor, grave, mas tem uma coisa ele não sente nada, não sente dor, não sente desconforto e nem agora o processo de quimioterapia, não exerceu nenhum sintoma. Você vê o diagnóstico dele e olha para ele, parece que estamos falando de pessoas diferentes. Ele é novo, tem condição física boa e tem recebido muito apoio e solidariedade. Temos muito otimismo no combate à doença”.
Cenário Político
“No aspecto econômico, eu vejo uma melhora e ano que vem acredito estar melhor, especialmente porque o mercado começa a acreditar que as reformas tão esperadas necessárias, elas vão acontecer. Depois da Reforma Previdenciária, a sensação é de que vai deslanchar, isso faz com que os setores da economia que estavam temerosos com o futuro comecem investir mais, o importante é fazer a roda girar. Se você aquece um pouco a economia, as pessoas começam a consumir mais, ao consumir mais, vai ter mais produção, com isso, mais emprego, renda e aí consome mais. A roda vai girando. Saímos da inércia negativa, passou a ter coisa positiva.
O governo vai bem, mas o Presidente se expõe demais, faz declarações como se fosse deputado, continua falando para o mesmo público, só que agora ele é Presidente da República, saber que quando ele fala a repercussão é muito maior.
No ponto de vista do Podemos, tem papel importante. É a segunda bancada no senado e partindo para ser a maior. Se tiver maior bancada, tem chance de ser o presidente da casa e a pauta que se vota lá é feita pela presidência, então questões que a população gostaria de ver sendo discutida como, por exemplo, o Impeachment de ministro do Supremo, o Podemos está aglutinando uma série de parlamentares que tem a mesma forma de pensar e pode levar pautas desejosas pela população.
Leis
Uma das leis mais recentes como vereador foi a de oferecer merenda escolar para as crianças também no período de férias. A merenda será oferecida nos Centros Educacionais Unificados (CEU).
“É um projeto que foi aprovado e já sancionado pelo prefeito. No primeiro momento, parece só um benefício, como uma bolsa, mas é muito mais aprofundando que isso. O desenvolvimento intelectual de uma criança pode ser prejudicado se ela estiver desnutrida. Se tiver uma criança nesta condição numa classe de crianças, acaba fazendo com que o ensino seja menos eficaz.
Sabemos também que para muitas crianças da rede pública, a merenda é a melhor e única refeição do dia. Então não faz sentido ter a oportunidade durante o ano letivo e nas férias não. Essa descontinuidade não é boa nem para ela e para a formação intelectual. Tenho recebido bastante colegas de vários municípios pegando a ideia para