Já se tornou comum utilizar as cores para discutir temas relacionados à saúde e incentivar a prevenção às doenças. Existem várias cores que são utilizadas em campanhas ao longo do ano sendo as mais conhecidas o Outubro Rosa e o Novembro Azul. Mas, além dessas, existem outras tão importantes quanto.
O mês de março é marcado por três campanhas vinculadas a cuidados com a saúde. As cores utilizadas para impulsionar o debate são: lilás para falar da prevenção ao câncer do colo do útero, amarelo para endometriose, e azul-marinho para câncer colorretal.
Março Azul-Marinho
A Campanha Março Azul-Marinho reforça a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer colorretal. A doença, que atinge o intestino grosso ou o reto, é o segundo tipo de tumor mais comum no Brasil, ficando atrás do câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa brasileira de novos casos é de 20,5 mil em homens e 20,4 mil em mulheres, além de cerca de 20 mil óbitos.
O colorretal tem tratamento e é curável se detectado precocemente. Os fatores de risco são o sedentarismo, sobrepeso, alimentação pobre em fibras e rica em carnes processadas e vermelhas, exposição à radiação, ao tabagismo e ao alcoolismo. A idade também aumenta a chance do aparecimento de tumores nessa região, sendo mais comum em pessoas com mais de 50 anos. Há casos, ainda, associados à hereditariedade, identificados quando existe um histórico familiar.
As medidas preventivas envolvem principalmente evitar esses fatores, mantendo hábitos de vida saudáveis. Por isso, é importante a prática da atividade física, a alimentação saudável, principalmente rica em fibras. A nutrição balanceada, além de promover um bom funcionamento do intestino, também ajuda no controle do peso corporal.
Fique atento aos sinais: sangramento nas fezes, massa abdominal, dor abdominal, perda de peso e anemia, e mudança de hábito intestinal.
Março Amarelo
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo, a endometriose afeta cerca de 176 milhões de mulheres, sendo mais de 7 milhões somente no Brasil. A endometriose é uma doença comum e benigna, que ocorre quando o endométrio (mucosa que reveste a parede interna do útero) cresce em outras regiões do corpo.
Os principais sintomas da endometriose são cólicas menstruais muito intensas, desconforto durante as relações sexuais, dores e sangramentos intestinais e/ou urinários no período menstrual e problemas para engravidar.
O diagnóstico é realizado através de exames tais como: toque vaginal, ultrassom transvaginal, ultrassom transvaginal com preparo intestinal e ressonância magnética. Como forma de prevenção, é indicado reduzir o consumir de álcool e cafeína, e realizar atividades físicas.
Março Lilás
O câncer do colo do útero, também conhecido como câncer cervical, é um dos tumores mais frequentes entre as mulheres, sendo o terceiro mais incidente entre as brasileiras atrás do câncer de mama e de colorretal. Promovida pelo Ministério da Saúde, a campanha Março Lilás visa conscientizar a população sobre a prevenção e o enfretamento do câncer de colo do útero, que ocupa a quarta causa de morte de mulheres.
O câncer do colo do útero é causado pela infecção do papilomavírus humano (HPV). Tabagismo, uso prolongado de anticoncepcionais e múltiplos parceiros em relações desprotegidas são fatores de risco para a doença, segundo o Inca.
A doença se desenvolve lentamente e algumas vezes não apresenta sintomas iniciais, mas em casos agravados, pode haver sangramento vaginal intermitente e durante as relações sexuais, secreção vaginal, dor abdominal e incômodos urinárias e intestinais.