Mara Gabrilli, eleita primeira senadora tetraplégica do Brasil, e Felipe Rigoni, eleito primeiro Dep. Federal cego na história do nosso País.
Em relação ao Legislativo, podemos dizer que tivemos novidades nessa eleição com uma renovação de quase metade dos parlamentares.
A Câmara dos Deputados foi renovada em exatos 47,3% dos parlamentares. Em relação às pessoas com deficiência, temos muito a comemorar: Mara Gabrilli, que é psicóloga e publicitária, foi eleita e é a primeira senadora tetraplégica da história do país. Ela alcançou 6.513.138 votos (18,59%), ficando em segundo lugar.
Com um histórico muito expressivo de luta e muito conhecida pelas pessoas com deficiência e quem atua pelos Direitos das Pessoas com Deficiência, Mara Gabrilli, com seu mandato de Deputada Federal, foi relatora da principal Lei que norteia os Direitos e a vida das pessoas com deficiência, a Lei Brasileira de Inclusão, que projeta uma sociedade mais Inclusiva, além de outras atuações não menos significativas sobre outras matérias.
Como Deputada, se consagrou como a melhor parlamentar de São Paulo e a quarta do Brasil. O Estado do Espírito Santo também elegeu o primeiro Deputado Federal cego do País: Felipe Rigoni, um jovem de apenas 27 anos, engenheiro de produção de Linhares, no norte capixaba. Obteve 84.405 votos e foi o segundo mais votado entre os candidatos a federal do Estado.
São dois marcos na história de nosso País. Na Alesp, foi reeleito Rafael Silva, Deputado Estadual cego que vai para seu sexto mandato. A representatividade é muito importante, não só em fomento de Políticas Públicas para pessoas com Deficiência, mas também para o crescimento como sociedade.
A Luta para que tenhamos uma sociedade que acredite que uma limitação funcional não é impeditiva para nada e deficiência nunca foi, e nunca será sinônimo de incapacidade, é árdua, mas é nossa missão, dia após dia, trabalharmos nesta direção, precisamos valorizar o ser humano por suas virtudes e qualidades e, diante desta realidade, é, e será muito importante acompanhar a atuação de Mara Gabrilli no Senado e de Felipe Rigoni na Câmara dos Deputados.
Paulo Meyer, Radialista e Assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Municipio de Rio Claro.
Vilson Andrade, Jornalista, Analista de Politicas Públicas, Bacharel em Direito, Especialista em Gestão Pública.
Por Paulo Meyer e Vilson Andrade