A praça da Santa Cruz fica na Avenida 10, e é uma das mais tradicionais de Rio Claro, que também já foi muito frequentada. “É um local muito agradável, um cartão postal. Poderia ser mais frequentada se fosse melhor cuidada, como era no passado”, destacou o morador Geraldo José da Costa Junior.
Não é o único jardim da cidade que, com o passar do tempo, foi deixando de ser visitado, mas, mesmo com algumas necessidades, tem que escolhe o espaço para momentos de lazer. “Gosto de ir até lá para ler em contato com a natureza, que nos transmite tanta paz”, acrescentou Geraldo.
Assim como ele, inúmeros populares têm questionado a falta de manutenção do local. Um dos principais apontamentos é o mato alto por toda a extensão, seguido de outros transtornos como bancos quebrados, calçadas portuguesas que, além de tomadas pelo mato, também estão danificadas em alguns pontos e já nem podem ser mais vistas, impedindo a passagem por elas. “Verifico todos os dias o lamentável estado de abandono”, destacou.
Em 2012, um acordo foi feito para cercar a praça por motivo de vandalismo e insegurança do local. Sobre manter as boas condições da área, Geraldo acredita que ações deveriam ser realizadas. “Os moradores do bairro deveriam ser estimulados a se interessar mais pelo local. A partir desse envolvimento, a praça naturalmente seria melhor cuidada pelos próprios moradores do bairro Santa Cruz”, frisa.
PREFEITURA
“A praça foi cercada a pedido da igreja, que agora é responsável pela sua manutenção. Mesmo assim, para colaborar com a igreja, a prefeitura programou nova limpeza e corte de mato no local para o início da próxima semana.
As praças, sob responsabilidade da prefeitura, também recebem ações periódicas de manutenção. O trabalho é feito por regiões e as equipes de limpeza retornam à primeira região assim que terminam a última, ininterruptamente”, ponderou a nota enviada à redação do Centenário pela prefeitura.
Foto: Diário do Rio Claro