A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro realizou nesta semana o curso de boas práticas de manipulação de alimentos, voltado a trabalhadores do setor de alimentos do município. O curso teve carga horária de 12 horas e contou com a participação de 25 pessoas que exercem funções em pizzarias, supermercados, indústrias de alimentos, escolas, lanchonetes, restaurantes, rotisseries e açougues, em ambulantes.
As aulas foram ministradas pela Vigilância Sanitária, por meio de sua equipe de nutrição, que falou sobre temas que estão presentes no dia a dia de quem trabalha no setor de alimentos. Entre os assuntos abordados estiveram doenças transmitidas por alimentos, tipos de contaminação, boas práticas de manipulação, higiene pessoal, qualidade sanitária na manipulação de alimentos, manual de boas práticas, procedimentos operacionais padronizados, higienização de utensílios e transporte de alimentos, além de exemplos práticos das fiscalizações de rotina realizadas pela Vigilância.
“A abrangência do curso permitiu qualificar profissionais de diversos ramos do setor alimentício, o que deve impactar positivamente no dia a dia do trabalho oferecido por eles, resultando em maior qualidade nos alimentos comercializados”, relata Agnaldo Pedro da Silva, coordenador da Vigilância Sanitária.
Dinâmicas de grupo e visita técnica em uma cozinha comercial fizeram parte do conteúdo programático do curso. A nutricionista Larissa Baungartner Zeminian, que atua na equipe de nutrição da Vigilância, destaca que “a didática do curso possibilitou inserir os participantes nas discussões dos assuntos, o que enriqueceu a troca de conhecimento gerada”.
A atividade contou também com participação da equipe do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Secretaria de Agricultura, que exemplificou o trabalho feito pela equipe de médicos veterinários que atuam no serviço.
Foto: Divulgação