Mancha Verde é campeã do carnaval de São Paulo pela primeira vez.
A agremiação trouxe para a avenida o tema-enredo “Óxala, salve a princesa! a saga de uma guerreira negra!”, que falou sobre a princesa africana Aqualtune, avó de Zumbi dos Palmares, discutiu escravidão, direitos de negros e mulheres e intolerância religiosa.
Dragões da Real ficou em segundo lugar, seguida por Rosas de Ouro, Vila Maria e Império de Casa Verde. Duas agremiações foram rebaixadas ao Grupo de Acesso: Vai-Vai e Acadêmicos do Tucuruvi.
Nesta sexta-feira (7), a partir das 21 horas, o Sambódromo do Anhembi recebe o Desfile das Campeãs. Pela ordem, vão desfilar: Barroca Zona Sul; Pérola Negra; Império de Casa Verde; Unidos de Vila Maria; Rosas de Ouro; Dragões da Real; e Mancha Verde.
RIO DE JANEIRO
A Mangueira é, mais uma vez, a grande campeã do carnaval 2019 do Rio de Janeiro. A agremiação levou o título do Carnaval Carioca pela 20ª vez. Com o enredo “História pra ninar gente grande”, assinado pelo carnavalesco Leandro Vieira, a escola contou uma história alternativa do Brasil, com destaque para heróis da resistência negros e índios, em vez dos personagens tradicionais das páginas de livros escolares.
A vice-campeã foi a Viradouro, de Paulo Barros, vencedora ano passado da Série A. Em terceiro lugar ficou a Vila Isabel, com uma das apresentações mais luxuosas da década. Em quarto ficou a Portela. Em quinto, o Salgueiro. E, completando o desfile das campeãs, no sábado que vem, a Mocidade Independente de Padre Miguel. Império Serrano e Imperatriz Leopoldinense foram rebaixadas e vão desfilar na Série B em 2020.