A criançada se diverte e se emociona com a chegada da Mamãe e do Papai Noel de maneira inusitada. Afinal, eles surgem a bordo do trenó e da motocicleta, ambos devidamente ornamentados com a decoração natalina. Ouve-se a gritaria habitual, própria das crianças que se sentem felizes.
O fato se deu recentemente na escola Caic do Jardim Brasília. Mas ele acontece já há vários anos pelos bairros carentes de Rio Claro, escolhidos aleatoriamente, levando alegria e realizando sonhos de crianças que aguardam todos os anos a chegada sempre festiva do bom velhinho, mas, também, da mamãe Noel.
A iniciativa é dos irmãos rio-clarenses Silmara e Pedro Pignatti. Ele, 56 anos, pedreiro, mas que nessa época do ano veste com muito orgulho e sentimento de realização a fantasia do personagem mais querido do imaginário infantil. Ela, a Mamãe Noel, motociclista, 60 anos, dona de casa e por demais feliz com a missão que abraçou: a de tornar realidade os mais acalentados sonhos infantis.
A ideia surgiu a cerca de 20 anos. E tudo começou quando Pedro, o Papai Noel construiu o próprio trenó, em cima de uma carretinha, e as renas foram construídas com armação de ferro e garrafas pets recicláveis. Tudo pronto, mãos à obra. Mamãe e Papai Noel, saíram às ruas dos bairros carentes de Rio Claro para entregar presentes e balas às crianças, à época do Natal.
Em bate papo descontraído com a reportagem do Diário, Silmara Pignatti Ricca, a Mamãe Noel revela que, Papai Noel é uma magia, a qual, adultos e crianças se emocionam ao vê-lo. É gratificante ver o sorriso de uma criança ao receber o presente das mãos do papai Noel. As crianças ficam encantadas com o trenó e a moto todo enfeitada.
Para viabilizar financeiramente a festa tão aguardada pela criançada, Silmara esclarece que ela e o irmão Pedro, compram e recebem doações de balas, brinquedos novos e semi novos (os quais recicla). A roupa do Papai Noel é preparada no capricho e com muito carinho por Kátia, esposa de Pedro.
Em média, são assistidas 500 a 600 crianças. Dependemos muito de doações voluntárias, sem vínculos empresariais ou políticos. Nossa ação é comprometida com o Amor ao Próximo, que é o verdadeiro espirito natalino.
Filhos de Pedro, já falecido, e de Wilma, Silmara e Pedro Pignatti contam com o apoio de filhos, netos e sobrinhos que abraçaram o projeto e dedicam a ele o melhor de seus esforços.
A equipe de apoio formada por familiares e amigos é grande, e a Mamãe Noel Silmara, é quem escala o time: Karen Pignatti, Sonia Pignatti, Silvia Pignatti, Wilma Pignatti (mãe 82 anos), Silvia Pignatti, Marcel, June, Flavio, Heloisa, Isabela (netas), Nicolas (neto do Papai Noel 11 anos); Victoria (minha neta) 11 anos, Carol, 22 anos e Pedrinho Junior (filho papai Noel) 16 anos; Marcia (amiga), Keithlin (filha do Noel), Creusa (amiga) Richard (genro), Reginaldo Lucas e Adriano (amigos) são motorista do Trenó.
Emocionada, Silmara Pignatti encerra com um bonito e comovente depoimento, que ilustra bem o espírito fraterno e de solidariedade que move a si, ao irmão Pedro e a todos que abraçaram a tarefa de levar alegria às crianças carentes no Natal. “Nós somos uma equipe trabalhando unida para levar a alegria do espírito natalino para todas as pessoas. Todos da nossa família participam inclusive as crianças. As crianças já aprenderam que os brinquedos que não usam mais; tem que doar para a mamãe Noel, que ela vai entregar para as crianças carentes. No dia da entrega dos brinquedos as crianças da nossa família ajudam a entregar as balas, e assim, dão igualmente, a sua contribuição. Queremos transmitir essa mensagem de solidariedade para as próximas gerações: levar a alegria natalina para todos!
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Divulgação