Criado com o objetivo de agilizar o atendimento e diminuir as filas de pacientes que aguardavam por consultas, exames e cirurgias em Rio Claro, o Espaço Mais Saúde completou um ano de atividades nessa quinta-feira (20), com mais de 22 mil procedimentos realizados e várias filas de espera zeradas.
“Um ano em que a saúde de Rio Claro pôde contar com esse atendimento de qualidade, com acolhimento e humanização, complementando de maneira eficaz e ágil o bom atendimento que temos também pelos servidores de nossa Rede de Atenção Básica”, afirmou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.
Os custos de todos os procedimentos são pagos pelo município, de acordo com a tabela de procedimentos do SUS, estabelecida pelo Ministério da Saúde, que representam até agosto mais de R$ 2,3 milhões em investimento. A Câmara de Vereadores também colaborou com o programa ao devolver sobra do repasse financeiro que recebe da prefeitura.
“O Mais Saúde está reduzindo de maneira significativa as filas de espera que havia no início do ano passado, e nossa meta é diminuir ainda mais essa espera por consultas, exames e cirurgias, para que procedimentos simples não se tornem emergências para as pessoas”, acrescentou o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco.
Dados contabilizados pela Fundação Municipal de Saúde, por meio da Central de Regulação do SUS (Sistema Único de Saúde), em Rio Claro, mostram que pelo menos sete filas já foram zeradas.