O governador João Doria e o secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, participaram nessa sexta-feira (29) da inauguração do atendimento 24 horas das 4ª (Norte) e 5ª (Leste) Delegacias de Defesa da Mulher que ficam na capital.
Outras unidades do estado já contam com o serviço nas DDMs de forma ininterrupta. Como Campinas, Santos e Sorocaba.
Rio Claro segue com abaixo-assinado para a DDM 24 horas, sete dias por semana, da Comissão da Mulher Advogada, que visa reivindicar a ampliação do atendimento no município. Desde quando foi lançado, o documento conta com aproximadamente 800 assinaturas (físico e digital), sendo que o digital foi disponibilizado no Dia Internacional da Mulher (8).
A assinatura digital pode ser feita pelo Facebook da OAB Rio Claro. “Esta é uma forma de dar voz às mulheres rio-clarenses e população em geral. Em breve, será agendado com o Governador Doria para que possamos requerer nosso pedido e apresentar o abaixo-assinado. Essa semana, Santos conseguiu a DDM 24 e, pelas notícias, Doria está concedendo pouco a pouco.
Não podemos deixar passar este momento. Vamos nos unir para mostrar nossa força, pois a violência não tem hora marcada”, declarou a Presidente da Comissão da Mulher Advogada – OAB de Rio Claro, Juliana Amaral Gobbo.
NÚMEROS
A Delegacia da Mulher de Rio Claro, em 2017, registrou 540 boletins de ameaça, 337 de lesão corporal dolosa, 149 de vias de fato, sete estupros e 18 estupros de vulneráveis (crianças de ambos os sexos). “Os índices são altos, considerando que nem toda mulher faz o registro da violência. Precisamos trabalhar para políticas públicas”, destacou.
Outros dados apontam mais de 1.500 processos de violência domésticas que aguardam julgamento na Comarca de Rio Claro.
Segundo o governo, o estado de São Paulo é pioneiro no combate à violência contra a mulher e conta com 133 DDMs, sendo nove na capital, 16 na Grande São Paulo e 108 no interior. E todas devem seguir o Protocolo Único de Atendimento, que estabelece um padrão para melhor acolher casos de violência contra a mulher.