Da impressão a quente com chumbo ao off-set. Da montagem manual ao linotipo, até o paste-up, o Page Maker e o InDesign. Da carta para o telefone, o telegrama, o Telex, o fax, o e-mail, o Messenger e o WhatsApp. O Diário do Rio Claro acompanhou de perto todas essas revoluções tecnológicas que modificaram a forma de se produzir um jornal, de reportar notícias e comunicar.
As mudanças foram muitas e, em 133 anos de história, o DRC não parou no tempo e vem mostrando que a evolução é contínua e necessária.
Escrevendo uma nova história desde abril de 2018, o Centenário entrou de vez na era digital com o lançamento do portal na internet – www.j1diario.com.br – e com uma inovadora forma de distribuição do jornal online, através do celular.
O jornal foi pioneiro no município ao empreender a distribuição gratuita no formato ‘.pdf’ através do aplicativo WhatsApp. Nessa semana, o jornal ultrapassou os 3 mil assinantes virtuais únicos, ou seja, que recebem e repassam a um número incontável de pessoas. “É uma forma nova de distribuição de conteúdo, inédita no município, e a recepção tem sido ótima.
Desses mais de 3 mil assinantes que recebem, é sabedor que existe um repasse do arquivo, então, esse número é muito maior e exponencial. Não sabemos ao certo quantas pessoas recebem, pois o compartilhamento é muito grande e o jornal recebe mensagens de pessoas comentando sobre o jornal das mais diversas partes do Brasil e também do exterior”, analisa a chefe de redação, Vivian Guilherme.
Para o diretor do Diário, Ludmar Gonzalez, a nova forma de distribuição traz ainda um outro caráter, a sustentabilidade aliada à tecnologia. “Não existe motivo para abolir o papel, mas, sim, evitar o seu desperdício. A credibilidade da informação na mídia digital do Diário é a mesma da impressa, a diferença passa pelo efeito junto ao meio ambiente. A seriedade de uma empresa está ligada à responsabilidade com o meio ambiente”, observa, lembrando que a distribuição online não exclui a relevância dos assinantes impressos.
Para o ambientalista e educador ambiental, Eder Varussa, esta iniciativa do Diário é inovadora. “A sustentabilidade é alcançada quando adotamos modelos tecnológicos que privilegiem a responsabilidade social e a preservação dos recursos naturais. Portanto, ao distribuir o jornal via WhatsApp, além de economizar no uso do papel, devido aos danos relacionados ao desmatamento, você contribui para reduzir a quantidade de resíduos, minimiza a poluição das águas, além de trazer economia”, declara o especialista.
Para receber a edição do Diário gratuitamente, envie uma mensagem por WhatsApp para o telefone (19) 9.8891-2309, informando o seu nome completo. Pronto! Você passará a receber a edição diariamente!