Idosos de instituições de longa permanência começaram a ser vacinados contra a Covid-19 na sexta-feira (29) em Rio Claro. Neste primeiro dia 366 doses da vacina foram aplicadas em idosos e profissionais de saúde que cuidam diretamente de idosos no Abrigo da Velhice São Vicente de Paulo, Hospedaria de Emaús, Lar Bethel e Casa de Repouso Família. A estimativa do município é vacinar ao todo cerca de 500 idosos em casas de repouso e profissionais de saúde destas instituições.
“A vacina representa mais segurança para os nossos idosos, que convivem com o medo de contrair o vírus, principalmente por conta da letalidade da doença nas maiores faixas etárias”, ressalta Gislaine Rocha, nutricionista da Hospedaria de Emaús. Lá foram vacinados 125 idosos e profissionais de saúde. No Abrigo São Vicente 150 idosos e profissionais foram vacinados, no Lar Bethel a primeira dose da vacina foi aplicada em 79 idosos e profissionais de saúde e na Casa de Repouso Família a vacinação foi iniciada com 13 vacinados. Na semana que vem a vacinação deve ser feita nas demais casas de repouso município.
A Secretaria Municipal de Saúde também continua fazendo a vacinação dos profissionais de saúde nos locais de trabalho. Na sexta-feira (29) 368 profissionais de saúde receberam a primeira dose da vacina. Até o momento, o município vacinou 3.183 profissionais de saúde que atuam em locais onde se concentram atendimentos, como hospitais e unidades de saúde. O total de vacinados é 3.549
Rio Claro recebeu na quarta-feira (27) 2.420 doses da vacina de Oxford, que somadas às 3.160 doses recebidas na quinta-feira passada totalizam 5.580 doses de vacina contra a Covid-19. As duas vacinas, tanto de Oxford como CoronaVac, necessitam de aplicação de segunda dose e isso será feito repetindo a mesma vacina da primeira dose aplicada.
A estimativa é que o município tenha mais de 7.500 profissionais de saúde. O número total de vacinas que o município recebeu ainda é insuficiente para atender todos esses profissionais.
Por enquanto, a população não deve procurar pela vacina e deve aguardar orientações da Secretaria Municipal de Saúde. Os demais profissionais de saúde que não forem contemplados neste primeiro momento devem fazer o pré-agendamento para vacina no link https://formulariocovid.saude-rioclaro.org.br/index.php
Cinco mortes são registradas em um mesmo asilo de Rio Claro
Nesta semana, o Diário do Rio Claro trouxe matéria em que a Prefeitura confirmou o óbito de três idosos, que moravam na mesma instituição particular de longa permanência, vítimas da Covid-19. Nessa sexta-feira (29), a reportagem recebeu a informação de familiares de que mais um idoso, que residia na mesma casa de repouso, morreu vítima da doença. Questionada, a Prefeitura informou que foram confirmados cinco óbitos de idosos de casa de repouso.
A Prefeitura reiterou que a administração e responsabilidade legal das instituições privadas são de competência de seus proprietários. “Desde o início da pandemia todas as casas de repouso de Rio Claro são monitoradas e acompanhadas pela Vigilância Sanitária e pela Vigilância Epidemiológica, o que inclui fiscalização no local e frequentes orientações aos responsáveis pelas instituições, inclusive com a recomendação de que não sejam permitidas visitas presenciais aos idosos internos. Testes para Covid-19 são realizados sempre que há confirmação de um caso entre os idosos de instituições. Todas as instituições de longa permanência que abrigam idosos foram orientadas quanto aos cuidados que devem ser adotados e, inclusive, encaminham planilhas semanais à Vigilância Sanitária para monitoramento da situação. As vigilâncias sanitária e epidemiológica estão à disposição das instituições para orientá-las e auxiliá-las na adoção de cuidados e medidas preventivas”, informou em nota.
Foto: Divulgação