O município de Rio Claro iniciou os preparativos para liberação do sinal 5G com aprovação da lei que regulamenta a instalação das antenas de transmissão. Por isso, a população que utiliza antenas parabólicas para receber sinal dos canais abertos de TV via satélite deve ficar atenta para evitar problemas de recepção. Isso porque, com a chegada da tecnologia móvel do 5G, pode haver interferência na TV pois o sinal é transmitido na mesma frequência da parabólica tradicional.
Com isso, o usuário de TV aberta via parabólica pode enfrentar problemas como chuviscos, chiados, a imagem pode travar e até ser interrompida. A solução é trocar o equipamento antigo por uma antena parabólica digital que é mais moderna e oferece som e imagem com qualidade superior ao modelo tradicional. As famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e que já tenham a antena parabólica tradicional em pleno funcionamento, têm direito a troca e instalação gratuitas. Basta agendar a troca dos kits pelo telefone 0800-729-2404 ou pelo site sigaantenado.com.br. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 16h. O beneficiário informar número do CPF ou Número de Inscrição Social (NIS).
A substituição é realizada pela Siga Antenado, que é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo. A empresa estima que 3.710 famílias têm direito à substituição gratuita em Rio Claro. No entanto, os agendamentos estão muito aquém desse número. De acordo com a Siga Antenado, a procura está tímida e houve apenas 53 instalações e 130 agendamentos até o momento.
“É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito e o que precisam fazer para migrar para a nova tecnologia”, afirma Leandro Guerra, presidente da Siga Antenado. Conforme ele, a nova parabólica digital tem melhor qualidade de imagem, de som, programação regional e vai continuar sendo gratuita, como sempre foi.
As famílias que utilizam outros sistemas de recepção para assistir televisão, como antena digital espinha de peixe (instalada no alto da casa), antena digital interna ou TV por assinatura não precisam se preocupar, pois não haverá qualquer mudança em seus equipamentos.
Além de Rio Claro, famílias outras cidades da região que se enquadram no perfil também podem solicitar a instalação da antena parabólica digital gratuita. São elas: Analândia, Cordeirópolis, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Limeira, Santa Gertrudes, Piracicaba e São Carlos. Já a ativação do sinal 5G foi liberada no último dia 2 para prestadores de serviço de internet que atendem Rio Claro e algumas cidades da região.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação