O eleitor que ainda não fez o recadastramento obrigatório da Biometria precisa correr para ficar em dia com o documento e evitar transtornos. O prazo termina no dia 19 de dezembro.
Em Rio Claro, o último levantamento dos Cartórios mostra que 28.533 pessoas ainda não fizeram o procedimento, que demora em média uns 15 minutos, mas a procura pelos rio-clarenses tem aumentado nesta reta final, faltando apenas nove dias para o encerramento, mesmo assim, muitos podem ficar sem atualizar.
Segundo o chefe de cartório, Guilherme Taufic, da zona 110, o número dos que deixaram para a última hora é alto e muitos podem até mesmo nem comparecer. “O prazo do dia 19 não vai ser prorrogado e os eleitores que não comparecerem até lá terão o título cancelado”, alertou Taufic.
O ritmo lento do cadastramento preocupa a Justiça Eleitoral. O receio é de concentração da demanda no final do prazo, causando tumultos e demoradas filas. Por isso, é importante o comparecimento imediato, com extrema urgência, para impedir o cancelamento do título.
Consequências graves
Com o título cancelado, o eleitor tem o CPF bloqueado e não pode conseguir empréstimos e financiamentos em bancos, obter passaporte ou carteira de identidade, prestar concursos, votar nas eleições e fazer matrícula em universidades.
Também pode ter problemas com o eSocial, FIES, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, aposentadoria, salário de servidor público, conta bancária e empresas que não aceitam funcionários sem quitação eleitoral e com CPF suspenso.
Em Rio Claro, são 153.242 eleitores, desses, 124.709 fizeram o cadastramento. Para atender o restante, além dos dias de semana, os cartórios realizam plantões especiais. No total, foram 16 programados para os fins de semana ao longo do ano e, neste sábado (14) e no domingo (15), das 8 às 14 horas, serão realizados os últimos. Maiores de 70 anos também precisam fazer a biometria.
Documentos necessários
Documento de identidade, comprovante de endereço recente e título eleitoral, se tiver. O cadastramento biométrico é gratuito.
Endereços
110ª ZE – Rua 8, 819, avenidas 5 e 7;
288ª ZE – Avenida 13, 634, ruas 5 e 6.