Na manhã dessa quinta-feira (23), em Rio Claro, pelo menos dois acidentes de trânsito foram registrados. Um deles foi por volta das 7h50 em trecho da Rua 12 com a Avenida 8, no bairro Santa Cruz. Segundo registro, um dos condutores não teria respeitado o sinal de pare. Polícia Militar, Samu e Corpo de Bombeiros atenderam a ocorrência. No local, a vítima, uma mulher, ficou com ferimentos na perna.
Uma outra colisão foi por volta das 8h30 em região próxima à rodoviária envolvendo um ônibus e uma moto. Unidades de resgate e Polícia Militar estiveram no local. De acordo com a Polícia Militar, ninguém ficou ferido gravemente.
Na quarta-feira (22), um outro acidente de trânsito registrado no cruzamento da Avenida Visconde do Rio Claro com a Rua 11.
TRÂNSITO
Conforme divulgou a Agência Brasil, os acidentes no trânsito deixaram mais de 1,6 milhão de brasileiros feridos nos últimos dez anos, e representaram um custo de cerca de R$ 2,9 bilhões para o Sistema Único de Saúde (SUS). As informações estão em levantamento divulgado nessa quinta-feira (23) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) com base em dados do Ministério da Saúde.
Os dados apurados revelam também que entre 2009 e 2018 houve um aumento de 33% na quantidade de internações por desastres nas ruas e estradas.
Na avaliação do diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) e membro da Câmara Técnica do CFM, Antônio Meira, esses acidentes já são considerados um dos principais problemas de saúde pública do país.
“Além de provocar sobrecarga no serviço com aumento da ocupação dos leitos hospitalares, causa um prejuízo irreparável quando ocorre uma morte ou uma pessoa fica incapacitada para suas atividades habituais, como também traz prejuízo enorme para a saúde pública”, detalha o diretor.
INTERNAÇÕES
O levantamento assinala que o número de internações no SUS por desastres nas ruas e estradas do Tocantins saltou de 60 em 2009 para 1.348 em 2018. Pernambuco também teve crescimento significativo, passando de 845 para 6.969.