Miami, cidade de múltiplos shoppings gigantes, redobra a aposta e se prepara para construir o mall de todos os malls: o Miami American Dream, seu templo maior do consumo.
O condado de Miami-Dade aprovou em maio o projeto para a construção dessa obra nos arredores do parque Everglades, um delicado paraíso natural. Trata-se de uma mega infraestrutura de mais de meio milhão de metros quadrados, com uma infinidade de lojas, e ao mesmo tempo um parque de atrações, que, se superar os desafios de planejamento e financeiros, se tornará o maior centro comercial dos Estados Unidos.
A aposta do American Dream segue os passos do Dubai Mall na mistura de superfície comercial com parque temático. Quase metade do espaço deverá ser ocupado por 1.400 lojas, e o resto por um hotel de 2.000 quartos e um lago submarino, um parque aquático, um espetáculo permanente do Cirque du Soleil e uma pista de esqui com a altura de um edifício de 16 andares, para a qual seriam produzidas, no sempre tórrido sul da Flórida, toneladas de neve artificial.
O projeto, cujo custo excederia os quatro bilhões de dólares, não tem data de execução, mas na melhor das hipóteses só ficará pronto já bem entrada a próxima década.
A audiência que aprovou o plano durou nove horas e seus defensores o veem como uma oportunidade de gerar milhares de empregos e atrair mais turismo para a região.
Já os oponentes alegam que a obra aumentará ainda mais os problemas de tráfego que atingem os seis milhões de habitantes da área metropolitana – estima-se que o shopping irá provocar o movimento diário de 70.000 veículos –; e por representar uma ameaça ambiental devido à enorme quantidade de água potável que usará, junto a um pântano único no mundo, onde é urgente frear a contaminação de seus mananciais.
Em editorial, o jornal Miami Herald descreveu o projeto como “tentador”, mas “ameaçador”, e deixou em aberto uma pergunta para o futuro: “Acabaremos nos lamentando?”.
Por trás do plano do megashopping de Miami está a companhia canadense Triple Five, especializada em grandes empreendimentos comerciais e com precedentes como o Mall of America, perto de Minneapolis, o maior dos EUA na atualidade, e o West Edmonton Mall de Alberta (Canadá), o maior de toda a América do Norte. A empresa já está desenvolvendo um American Dream gêmeo, porém um pouco menor, em Nova Jersey, e espera inaugurá-lo em 2019 com atrações como um pântano do Shrek desenhado em colaboração com a Dreamworks, uma roda-gigante interior e uma Legoland.
Por E. Cortez