A melhor opção quando se trata de escolher madeira para seu próximo projeto ou construção é optar por madeira sustentável, ou seja, que cause menos impacto ao meio ambiente.
Definir entre produtos sustentáveis e não sustentáveis pode parecer um pouco complicado, principalmente, se não sabemos como diferenciá-los. As melhores formas de garantir que a madeira seja sustentável é escolher produto certificado ou adquirir madeira recuperada de estruturas antigas, com prova da fonte.
A madeira sustentável é aquela obtida legalmente e cultivada de forma que preserve outras árvores existentes na floresta. Existem algumas florestas que são certificadas por prática de exploração sustentável, não apenas pela preservação de outras árvores existentes, mas também pelos cuidados com os cursos d’água, a vida selvagem e o ambiente onde a madeira foi retirada.
No caso de madeira importada de outros países, coletar a madeira respeitando os direitos dos povos indígenas da região também significa sustentabilidade.
Para garantir que as florestas voltem a crescer em uma prática sustentável de exploração madeireira às árvores são removidas demaneira mais lentas e novas mudas são plantadas rapidamente, garantindo assim o crescimento das florestas.
Toda a coleta de madeira tem impacto no meio ambiente, porém o objetivo da exploração sustentável é o de ocasionar o menor impacto possível na área que o circunda.
Madeiras certificadas por organizações que certificam essa sustentabilidade vêm de áreas florestais bem gerenciadas; objetivo futuro é ampliar a colheita sustentável de madeiras colaborando com práticas ambientais adequadas e necessárias à vida.
A madeira de demolição ou recuperada também é sustentável como, por exemplo, as tábuas de celeiro, pisos antigos de fábrica, academias e pistas de boliche disponíveis para compra, provenientes de estruturas que estão sendo derrubadas ou reformadas.
Pranchas recuperadas muitas vezes encontram-se em estaleiros de salvamento, mantas de lareira ornamentada ou portas de madeira antigas.
Outra maneira de adquirir madeira sustentável é reutilizar sobras de materiais descartados por empresas de construção, reutilizando os mesmos. Instalações de pisos de cozinha são especialidades de algumas empresas de madeira e construção, que trabalham com produto recuperado.
As madeiras sustentáveis são utilizadas para tudo, desde pisos de madeira, móveis, tacos de beisebol e construção civil. Cita-se como exemplos de madeiras sustentáveis mais fáceis de serem encontradas as seguintes: cinza branca, carvalho, bordo, cereja preta, mogno, pinheiro e bambu, cada uma com suas especificidades e utilizadas de formas diferenciadas.
Preocupação com o meio ambiente através de lista de informações é o que a maioria das empresas sustentáveis adotam, com medidas que garantem as práticas sustentáveis, protegendo a terra, a vida selvagem e os trabalhadores envolvidos.