A madeira do eucalipto que caiu na tarde de domingo (7), no Jardim Público de Rio Claro, será aproveitada pelo município para fazer móveis que serão utilizados em espaços públicos.
“Esta árvore com mais de 20 metros de altura viveu por décadas neste cartão postal da cidade e continuará servindo a sociedade”, informa o secretário municipal de Agricultura, Valmir Pinton.
A árvore era uma das mais antigas da principal praça da cidade e estava localizada próxima ao coreto. Sua queda não causou vítima. Uma moradora que passava pelo local no momento conta que o barulho foi enorme. “Eu estava dentro de uma agência bancária, quando ouvi um grande estrondo. Parecia algo desmoronando, corri para a porta do banco, mas não foi possível ver o que tinha acontecido. Somente depois, passando pela parte central da praça que vi a árvore caída. Graças a Deus isso aconteceu em um domingo e não tinham pessoas no local, poderia ter acontecido uma tragédia”, relatou em entrevista ao Diário do Rio Claro.
A Defesa Civil foi ao local e isolou a área. Logo no início da manhã desta segunda-feira (8), a Secretaria Municipal de Agricultura iniciou a remoção dos galhos e tronco. Parte do material que pode ser aproveitado para movelaria, foi levado para o pátio da Secretaria de Agricultura. O pedaço do tronco, próximo à raiz, ficará no próprio Jardim Público.
Num trabalho que terá o apoio do Corpo de Bombeiros, a prefeitura irá retirar uma outra grande árvore ao lado da que caiu domingo. E a Secretaria de Meio Ambiente fará vistoria em outras espécies do Jardim Público e, se necessário, também fará a remoção das mesmas.
NOVA RETIRADA
Numa operação que envolverá várias secretarias municipais, concessionária de energia elétrica, bombeiros e agentes de trânsito, a prefeitura de Rio Claro fará nesta quarta-feira (10) a remoção de um velho eucalipto da principal praça da cidade, o Jardim Público.
Com mais de 20 metros de altura, toneladas de peso e considerado árvore das mais antigas do jardim, o eucalipto está ao lado do local onde no domingo tombou outro eucalipto com características semelhantes.
“Não podemos deixar as pessoas em risco”, afirmou o prefeito Gustavo Perissinotto em reunião no final da tarde dessa segunda-feira (8) com as secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Segurança e Obras, e Defesa Civil, para tratar do assunto.
Um laudo de 2019 da Secretaria Municipal de Agricultura já apontava a necessidade da retirada da árvore. “Felizmente o outro eucalipto caiu numa tarde de domingo chuvosa, quando a praça tem pouca gente. Se fosse num dia de expediente normal, poderíamos ter tido uma tragédia”, observa Leandro Geniselli, secretário municipal de Meio Ambiente.
Os serviços para a retirada do eucalipto deverão ser iniciados logo no início da manhã de quarta-feira (10). O trânsito será fechado na Rua 3 com a Avenida 3 e na Avenida 1 com Rua 2, inclusive para pedestres. As filas dos bancos no entorno do jardim também terão controle de segurança. A prefeitura participará com equipes do Meio Ambiente, Agricultura, Obras e Segurança, com o apoio da Elektro e Corpo de Bombeiros.
Foto: Divulgação