Muitos fãs se lembram de um campeonato que reunia os principais pilotos da Fórmula 1 nos finais de semana de GP (no fim da década de 1970 e começo de 1980) e que era realizado à bordo de máquinas iguais e com potência de sobra: as BMW M1, com 470cv. Inclusive tivemos também Nelson Piquet como campeão em uma das edições.
A série Procar marcou tanto que, desde então, Bernie Ecclestone buscou de várias formas repetir o conceito para animar as etapas do circo.
A ideia infelizmente não foi adiante, mas a Alemanha aproveita neste final de semana a etapa de Norisring do DTM para comemorar os 40 anos da primeira corrida, colocando na pista 14 carros originais em quatro corridas ‘à vera’, que apontarão o vencedor do Procar Revival.
E entre os pilotos confirmados, alguns dos destaques da série em seu apogeu, como Hans Stuck, Jan Lammers e Marc Surer, além de Harald Grohs, vencedor da primeira corrida do Alemão de Turismo, em 1984.
Stuck, que não teve tanta sorte na F-1, mas se tornaria um dos mais vitoriosos pilotos em provas de turismo e endurance, garante que o objetivo principal é saborear um fim de semana a bordo de um carro especial, que ainda hoje atrai olhares e conta com desempenho honesto (considerando a potência desmesurada dos superesportivos atuais).
“Quero aproveitar cada minuto ao volante, não importa se terminarei em primeiro, segundo ou quarto. O ronco do M1 é sensacional e, desde então, não houve nada parecido”, comenta o alemão.