Uma coisa é sonhar com algo que se pode realizar, outra é realizar o próprio sonho. Muitos sonham, poucos realizam. Porque isto acontece? Geralmente isto acontece porque maioria das pessoas não luta para que algo importante se realize. Persistência exige luta e sacrifício, além de muita esperança,mas o que mais acontece é desistência de quem se propõe realizar algo necessário á sociedade humana.
Quando ainda estávamos no curso ginasial, um colega que se sentava logo atrás de nossa carteira costumava nos chamar atenção sobre seu estado de desânimo, eis que se tratava de pessoa pobre e só teimava na idéia de desistir de sua intenção de se formar no ginásio e persistir no estudo.
Ele persistia neste propósito de desistir sempre usando as mesmas palavras: “não adianta teimar neste sonho, pois tudo sempre acontece de pior na minha vida. Percebendo aquele estado lamentável procurávamos animá-lo, mas o pior aconteceu: um dia não mais apareceu na escola. Mas aquele fato nunca mais saiu de nossa cabeça, uma vez que gostaríamos de ajudá-lo de alguma forma.
Ao final de nossa conversa diária aquele estado de alma negativo persistia. Havia palavra, em seu diálogo, que deixava transparecer até certo masoquismo, eis que ele zombava de sua própria sorte. Nunca mais pudemos esquecer deste fato, porque nada podíamos fazer, mas ficou indelevelmente em nossa memória a idéia do nosso próprio fracasso.
Muita coisa podemos fazer para outros mas há em nossa própria alma a descrença natural, assim vamos carregando uma carga maior que nós próprios. Temos dentro de nós um potencial maravilhoso que deixamos de usar nas horas principais de nossa vida, por desleixo, desânimo, egoísmo. Por isto podemos falar agora: todos nós temos capacidade de superar a nós mesmos. Assim é que se faz a grandeza de uma pessoa.
Os grandes homens superaram sua própria fraqueza, acreditaram no poder de Deus e de sua própria pessoa, não falhando no momento certo.Nunca devemos desistir de algo que podemos realizar, o sonho é grande, sejamos grandes também, façamos de nossa vida algo maior que nós mesmos. Nosso país está atravessando um período difícil, mas nunca devemos perder a esperança do grandioso sonho de torná-lo vitorioso.
Há muita gente boa neste mundo. Não fosse isto já estaríamos derrotados para sempre, mas lembremos sempre que Jesus Cristo venceu o pior dos inimigos: a morte: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, aquele que houve as minhas palavras viverá para sempre.”
Por Augusto Hofling