O conhecimento, fruto de décadas incansáveis de estudos, como ponte segura na hora de se tomar decisão certa, em segundos, no trabalho que visa sempre a preservação da vida. A trajetória profissional do médico Marcos Rogerio Joaquim foi retratada no plenário da Câmara Municipal na noite de sexta-feira (26). O cirurgião cardiovascular esteve no Legislativo onde recebeu título de Cidadão Emérito por meio do Decreto Legislativo 595/2019, de autoria do vereador Julinho Lopes (Progressistas) e do ex-presidente da Câmara, André Godoy. O deputado estadual Aldo Demarchi e sua esposa Candinha também integram a mesa principal.
Da infância no bairro Bela Vista, o estudo fundamental na Vila Indaiá, hoje conhecida como escola estadual Professora Carolina Augusta Seraphim, passando pelos tempos em que cursou o segundo grau em escola técnica na cidade de São Carlos até os tempos de Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) onde encontrou a sua verdadeira vocação.
Desde a sua formatura, em 1999, foram inúmeras cirurgias cardíacas realizadas, de alta complexidade e grande porte, transplantes, revascularização do miocárdio, cirurgias valvares, TAVI, estimulação cardíaca artificial e correção de cardiopatia em adultos.
Casado com Adriana de Oliveira Joaquim e pai de Maria Eduarda e Laura, Marcos Joaquim agradeceu a homenagem que recebeu do Legislativo: “Receber o título de Cidadão Emérito é motivo de orgulho e felicidade. Uma honraria que ficará pra sempre na minha memória”, disse o médico ao receber a homenagem no plenário.
“Profissional exemplar, pai de família responsável, o Marcos Joaquim tem uma trajetória de vida que define bem o significado de cidadão emérito”, disse Julinho Lopes. “Estamos aqui para agradecer pelas famílias de todas as pessoas que foram prontamente atendidas por esse excelente médico ao longo dos anos. Este reconhecimento e de toda a sociedade e da categoria que representa”, acrescentou.
O homenageado é chefe do Serviço de Cirurgia Cardiovascular e Estimulação Cardíaca Artificial do Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba, do Hospital São Raphael – Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro, Hospital da Unimed Rio Claro e revisor da Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular.
“O doutor Marcos Joaquim é acima de tudo um ser humano diferenciado, bom caráter. Certamente um escolhido, capacitado para cuidar das pessoas. Competente, ético, e além de tudo um grande amigo. Um orgulho para todos nós”, afirmou André Godoy na solenidade.
O prefeito Gustavo Perissotto foi representado na solenidade pela presidente da Fundação Municipal de Saúde, Giulia Puttomatti. “O médico Marcos Joaquim é extremamente merecedor desta homenagem do município, por tudo aquilo que já ofereceu de contribuição à comunidade com sua vasta capacidade e experiência profissional. Muitas vidas foram salvas e inúmeras pessoas têm hoje melhor qualidade de vida, graças ao doutor Marcos”, destacou Giulia.
Aldo Demarchi ressaltou as qualidades técnicas e pessoais do homenageado. “Como médico, Marcos você é referência pelo excelente cirurgião cardiovascular que se tornou. Como pessoa, posso afirmar que você é um ser humano diferenciado, que formou uma linda família. Parabéns à Câmara por entregar essa justa honraria”, finalizou. (Divulgação)
Foto: Divulgação