Diversas regiões de Rio Claro estão recebendo o dispositivo, segundo a prefeitura são 70 lombadas. Vias como Avenida Saburo Akamine e João Polastri, no Jardim Novo, Alto do Santana e Santana, são alguns dos pontos que já receberam. Duas lombadas também foram instaladas na Estrada dos Costas. Proximidades de escolas e unidades de saúde também estão recebendo a intervenção que obedece aos padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito.
O Secretário de Mobilidade Urbana de Rio Claro Marco Antonio Bellagamba explica que a Resolução 600/16 do Contran estabelece os padrões e critérios para a instalação de ondulações transversais, ou seja, lombadas em vias públicas. “A lombada pode ser utilizada onde se necessite reduzir a velocidade do veículo de forma imperativa, nos casos em que Estudo Técnico de Engenharia de Tráfego demonstre índices significativos ou risco potencial de acidentes, cujo fator determinante é o excesso de velocidade praticado no local e onde outras alternativas de Engenharia de Tráfego são ineficazes”, salienta.
Bellagamba acrescenta que este dispositivo tem como finalidade reduzir a velocidade dos veículos, principalmente nos locais onde há grande movimento de pedestres e riscos potenciais de acidentes.
TRECHO CRÍTICO
Um dos locais que recebeu a intervenção foi o trecho da Avenida 24 com a Rua 1A do bairro Vila Aparecida. O cruzamento foi tema de várias matérias do Diário do Rio Claro que destacou o número de acidentes e a preocupação de moradores e comerciantes da região quanto às ocorrências. “Quanto a lombada instalada na Avenida 24 com a Rua 1A, tomamos por base os índices de acidente, risco potencial e o excesso de velocidade, ou seja, na Avenida 24 havia excesso de velocidade, fator que gera um risco maior de acidentes e também a gravidade das lesões, motivo pela qual a lombada foi instalada na avenida, pois, o principal objetivo é diminuir os abusos de velocidade praticados no local”, explica o secretário.
Um comerciante da região que constatou diversos acidentes espera que os números apresentem queda. Ele já havia feito solicitações na prefeitura. “Sim até que ficou bom, eu não entendi porque a instalação na Avenida 24, mas precisava de alguma providência”, disse.
Muitos dos acidentes também foram registrados, segundo os moradores da região, por motoristas que não respeitam a sinalização de Pare na Rua 1A. “Quanto aos condutores que transitam pela Rua 1A e não obedecem o sinal de PARE, chamamos atenção que o local está devidamente sinalizado, com placa de PARE e sinalização horizontal, o relato dos moradores ratifica o que estamos verificando no local, ou seja, o problema não é sinalização e sim falta de atenção e desrespeito à sinalização existente”, reforça Bellagamba.
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