As lojas do comércio de rua de Rio Claro funcionam das 9 às 22 horas nesta terça-feira (11), conforme divulgado pela Acirc (Associação Comercial e Industrial de Rio Claro). O horário estendido acontece em função do Dia das Crianças, comemorado nesta quarta-feira, dia 12 de outubro. Desse modo os consumidores terão mais tempo para fazer suas compras.
O horário especial do comércio de rua foi acordado entre os sindicatos da categoria. Amanhã, as lojas não abrem devido ao feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A data também é celebrada junto com o Dia das Crianças.
Além do comércio de rua, os consumidores rio-clarenses têm ainda a opção do shopping. Os estabelecimentos do centro de compras abrem das 10 às 22 horas, e também vão funcionar no feriado desta quarta (12), das 13 às 19 horas.
Vale lembrar que o funcionamento do comércio em horário especial depende da decisão do comerciante, que pode optar por abrir ou não seu estabelecimento.
Dicas de compras
Para quem ainda não comprou o presente dos pequenos, vale prestar nas dicas do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) para evitar problemas. A orientação é sempre fazer uma pesquisa de preços em diversos estabelecimentos, sejam físicos ou virtuais, pois os valores podem variar muito de uma loja para outra.
Se o presente escolhido for brinquedos, o Ipem-SP orienta para verificar se o produto tem o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). O selo garante que os produtos foram testados e certificados com relação à segurança. “O selo deve estar sempre visível, impresso na embalagem, gravado ou numa etiqueta afixada no produto, e deve conter a marca do Inmetro e o logotipo do organismo acreditado pelo Inmetro que o certificou”, explica o Ipem-SP.
Da mesma forma, a Fundação Procon-SP (Programa de Proteção de Defesa do Consumidor) recomenda que “ao escolher o presente, o consumidor deve considerar a idade, o interesse e a habilidade da criança e dar preferência a brinquedos educativos que estimulem a coordenação motora, a inteligência, a afetividade, a criatividade e a socialização”. Outra dica do órgão é não levar a criança para comprar o presente, pois ela pode optar pelo item mais caro simplesmente porque ele tem uma embalagem mais bonita.
Em relação às compras pela internet, o Procon-SP aconselha que o consumidor deve assegurar-se de que o site e as mercadorias ofertadas na página são de confiança. Para isso, pode acessar o site da Fundação Procon-SP (www.procon.sp.gov.br) onde está disponibilizado um ranking das empresas que mais recebem reclamações no órgão.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação