O Lions Clube Rio Claro Centro, através da sua Presidente Rosana Aparecida Pereira Magri, enviou um projeto para a LCIF – Lions Clubs International Fundation, com sede nos Estados Unidos, para obtenção de recursos financeiros na ordem de US$ 75.000, para doação de um moderno sistema de lavanderia hospitalar ao Hospital Casa de Saúde Bezerra de Menezes.
Segundo Rosana Magri, “os recursos da LCIF para este projeto, no montante aproximado de R$ 410 mil, serão destinados à aquisição e instalação de um moderno sistema de lavanderia hospitalar (composto de duas lavadoras extratoras industriais, duas secadoras industriais e uma calandra industrial) e às obras de construção civil (incluindo também sistemas hidráulico e elétrico) para atender à premente necessidade do Hospital Bezerra de Menezes. Este projeto já foi aprovado pela LCIF e a verba será disponibilizada brevemente”. O Lions Clube Rio Claro Centro foi responsável pelo encaminhamento e trâmites para aprovação do projeto.
Segundo o Dr. Julian Legatzki, diretor clínico do Hospital Bezerra, “o atual processo operacional da lavanderia do hospital encontra-se em estado lastimável, sendo obsoleto e sem condições de recuperação, pois está em funcionamento há mais de 50 anos e precisa ser substituído urgentemente sob pena de comprometer todo o funcionamento do hospital”. Ainda, complementa: “a doação do novo sistema pelo Lions possibilitará a continuidade e melhorias no funcionamento do hospital que oferece assistência psiquiátrica aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) para uma população de, aproximadamente, 1.530.000 habitantes dos 26 municípios que integram a Rede Regional de Atenção em Saúde. Em nome da administração geral do hospital, agradeço imensamente ao Lions por esta tão importante contribuição para nós conquistada”.
Rosana destaca que este importante projeto foi desenvolvido por iniciativa do associado do Lions 1º Vice-Governador Eleito do Distrito LC-3 Sérgio Luiz Magri, que já foi designado pelo Governador do Distrito como responsável pelo controle financeiro e prestação de contas do projeto junto à LCIF.
Rosana também destacou os esforços de todos os envolvidos. “O Lions Clube Rio Claro Centro contou com a colaboração do Lions Clube Cordeirópolis Comendador Jamil Abraão Saad e as equipes técnica e administrativa do Hospital Bezerra de Menezes. Contamos, ainda, com a prestimosa colaboração do Governador do Distrito LC-3 Nelson Mazarin (associado do Lions Clube de Campinas Carlos Gomes) e do orientador Ex-Governador do Distrito LC-8 Manoel Messias Mello (associado do Lions Clube de Bauru). Nossos agradecimentos à equipe pelo empenho, envolvimento e dedicação.”
Disse Sérgio Magri “quando tomei conhecimento do grave problema operacional enfrentado pelo Bezerra de Menezes com a sua lavanderia, bem como, a sua urgência para solução resolvi desenvolver este projeto. O Lions, fundado há 103 anos, é a maior organização de serviços humanitários do mundo e está presente em mais de 210 países, com 1,4 milhões de associados Leões que prestam relevantes serviços voluntários às comunidades em cinco áreas: com ações de combate à fome, auxílio aos portadores de câncer pediátrico, preservação do meio ambiente, visão com prevenção da cegueira evitável e prevenção do diabetes. A aprovação deste projeto representa um marco muito significativo na história do Lions Clube de Rio Claro Centro que foi fundado há 64 anos em nossa cidade. Onde há uma necessidade, há um Leão!”.
Para finalizar, Rosana ressalta: “nós, do Lions Clube Rio Claro Centro, estamos muito contentes com a aprovação deste relevante projeto, pois estamos cumprindo fielmente o propósito do Lions que é – Nós Servimos!”.
Foto: Divulgação