Barbada! Pela oitava vez, o argentino Lionel Messi, 36 anos, faturou a Bola de Ouro 2022/2023, em votação da revista France Football. A premiação foi realizada na terça-feira (30), em Paris.
Messi concorreu com outro três craques do futebol mundial da atualidade, o norueguês, Halland, o francês Mbappé e o belga De Bruyne. Atualmente, Messi joga no Inter Miami, clube de propriedade do ex-craque do futebol inglês David Beckham, de quem o argentino recebeu o troféu bola de ouro.
Na temporada 2022/2023 Messi jogou 68 partidas, marcou 47 gols, fez 9 assistências e conquistou os títulos da Copa do Mundo 2022, Leagues Cup, Campeonato Francês e Finalíssima.
O último jogador brasileiro a ganhar como melhor do mundo foi Kaká, em 2007, quando atuava pelo Milan da Itália. Lionel Messi é o maior vencedor da premiação com 8 conquistas, em segundo lugar está Cristiano Ronaldo, com 5. Vale mencionar que o brasileiro Vini Jr., do Real Madrid da Espanha foi o sexto jogador mais votado nesta edição do Bola de Ouro.
Em 2015, a revista France Football, que já havia eleito Pelé como o Atleta do Século, em 1981, fez uma revisão histórica e conferiu a Pelé 7 conquistas simbólicas do Troféu Bola de Ouro, que premia o melhor jogador do mundo a cada temporada, desde 1956. De lá para cá, jamais um jogador que atuasse por um clube fora da Europa conquistou o prêmio.
Aitana Bonmatí também fatura a Bola de Ouro
A espanhola Aitana Bonmatí, que sagrou-se campeão mundial este ano defendendo a Espanha, também conquistou a Bola de Ouro como melhor jogadora do mundo da temporada 2022/2023. Aitana tem 25 anos, é meio-campista e defende o Barcelona-ESP. Na temporada 2022/2023 fez 45 jogos, marcou 20 gols e deu 23 assistências. Além disso, conquistou os títulos da Copa do Mundo 2023, da Champions League Feminina, do Campeonato Espanhol e da Super Copa da Espanha. Esta foi a quinta vez que a revista France Football premiou a melhor jogadora de futebol do mundo.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Reprodução/Twitter