Acessório presente em diversos lares, o tapete possui inúmeras funções, que vão desde composição da decoração de um ambiente, até a “aquecer” e deixar mais aconchegantes os espaços nos dias mais frios. E no que diz respeito à sua manutenção e higienização, alguns pontos demandam atenção especial. Por se tratar de um item que, naturalmente, fica mais exposto a sujeira, é fundamental saber quais tipos de produtos podem ser utilizados para remover as mais diversas manchas, sem danificar seu tecido e estrutura.
De acordo com Camila Shammah, gerente de produtos da Camesa, marca especializada em desenvolver e comercializar a mais completa linha de cama, mesa, banho e decoração, limpar a região manchada logo após o ocorrido evita a proliferação de microrganismos maléficos à sua qualidade e a presença de odores indesejáveis. “Além de conservar o material e retirar a sujeira acumulada na superfície, a limpeza rápida faz com que a peça não absorva a umidade, evitando que a sujeira escorra para a base, onde a proliferação de fungos e mal odor acontece mais rapidamente”, explica.
Abaixo, a especialista traz algumas dicas de como realizar o procedimento, segundo cada tipo de mancha. Confira:
Esmalte
É importante tentar remover a mancha assim que sujar, pois o líquido pode estragar alguns tipos de tapeçaria. A dica da gerente é tirar o esmalte passando acetona. “Aplique um pouquinho da solução e comprima um papel toalha em cima para absorver. Se preferir, molhe um pano com o produto e o pressione sobre o esmalte, para não depositar acetona demais na peça. Se o esmalte não desaparecer, aplique quantas vezes forem necessárias, sem espalhar. Em seguida, aplique detergente com água morna, para ter certeza de que toda a acetona e esmalte foram removidos. Para secar, utilize papéis toalha”, sugere.
Tinta de cabelo
Enquanto algumas mulheres preferem ir ao salão para pintar os fios, outras optam por realizar o procedimento em casa. Diante disso, se a tinta cair e deixar o tapete manchado, o conselho é fazer uma mistura com uma colher de detergente, uma de vinagre branco e dois copos de água morna. “Esfregue a região utilizando uma esponja, depois disso, passe um pano seco. Esse processo é ideal para auxiliar na remoção de tinturas”, revela.
Chiclete
Para desgrudar o a goma de mascar, basta endurecê-la com um cubo de gelo e utilizar uma colher para fazer a raspagem. “O gelo vai endurecer o chiclete, diminuindo sua elasticidade e permitindo que a extração seja feita com facilidade. Mas não encoste o gelo diretamente no tapete, porque a água dificulta a eliminação”, pontua.
Bebida Alcoólica
Ao derramar vinho, cerveja ou alguma outra bebida, utilize a mistura de um copo de vinagre com duas medidas de água fria e pulverize sobre a sujeira. Na hora de retirar o excesso, aposte em um papel toalha. “Colocar uma porção de sal em cima também pode ajudar a remover um pouco da bebida. Em seguida, lave a região com água e sabão”, sinaliza.
Óleo
Pingue algumas gotas de detergente líquido sobre o local manchado. Esfregue com uma escovinha e cubra com uma pequena quantidade de água morna. Para finalizar, passe um pano. Não se preocupe caso crie espuma, basta ir enxugando até que o lugar esteja relativamente seco. “Quanto mais detergente e água usar, mais longo será o processo. Realize o procedimento com pouco produto e confira se o óleo deixou algum resíduo. Repita o método, se necessário, e após a remoção completa, deixe secar naturalmente”, afirma.
Sangue
De acordo com Camila, a limpeza pode ser feita de duas maneiras. Se ainda estiver úmido, limpe apenas com água fria. Caso esteja seco, misture água fria e pó amaciante de carnes em partes iguais e cubra a superfície por aproximadamente 30 minutos, depois limpe com uma esponja molhada. “O sangue pode deixar a peça com aspecto de desgastado. O melhor é remover a mancha o mais rápido possível para evitar danos ao produto. Se após seguir todas as dicas a sujeira continuar resistindo no tapete, a melhor alternativa é contar com a ajuda de especialistas em limpeza profissional” conclui.
Foto: Divulgação