A Confederação Brasileira de Futebol realizou na quarta-feira (24), através de vídeo conferência, o Conselho Técnico do Campeonato Brasileiro 2021 da Série A. Algumas novidades foram introduzidas na competição em relação aos anos anteriores.
A que mais chama a atenção é o limite que os clubes participantes terão para troca de técnicos durante a competição. Será permitida apenas 1 troca. A partir da segunda, o clube será obrigado a efetivar algum membro da comissão técnica fixa, podendo ser, por exemplo, um auxiliar técnico ou o técnico da categoria Sub-20.
Ao técnico caberá o direito de pedir demissão do clube, podendo dirigir apenas 2 equipes, no máximo, durante o Campeonato Brasileiro da Série A.
A nova regra é vista com bons olhos pelo presidente da CBF, Rogério Caboclo. Para ele, será um grande avanço do futebol brasileiro, que fará bem tanto aos clubes quanto aos treinadores. Vai implicar em uma relação mais madura e profissional e permitir trabalhos mais longos e consistentes. É o fim da dança das cadeiras dos técnicos no futebol brasileiro”. Ainda segundo o presidente, a regra exigirá dos clubes maior organização administrativa e melhor planejamento financeiro”
A medida, que é inédita no futebol brasileiro, foi votada pelos clubes. Aprovaram a introdução da regra 11 clubes integrantes da série A. E votaram contra 9, dentre eles, o Grêmio /RS, que mantém o técnico Renato Portaluppi há mais de 5 anos no cargo.
A CBF definiu a data de 29 de maio para início da competição. A primeira rodada, marca os seguintes jogos: Flamengo x Palmeiras, São Paulo x Fluminense, Internacional X Sport, Bahia x Santos, Chapecoense/SC x Bragantino, Corinthians x Atlético/GO, Atlético/MG x Fortaleza, Ceará x Grêmio, Atlético/PR x América/MG e Cuiabá/MS x Juventude/RS.
ÁRBITRO DE VÍDEO CENTRALIZADO
Outra medida importante proposta pela CBF e aprovada pelos clubes é a introdução do Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira que será instalado em um prédio próximo à sede da CBF, também na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ). No local, serão instaladas salas de árbitro de vídeo (VAR) centralizadas.
Colaboração Geraldo José Costa Junior / Foto: Light Press Cruzeiro