Crimes contra o patrimônio sofreram uma diminuição nos últimos 15 dias no município de Limeira, segundo um balanço realizado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil da cidade vizinha, com base em números de ocorrências policiais registradas pela Polícia Civil do município.
O documento com os dados foi apresentado esta semana pelo secretário da pasta, Wagner Marchi ao prefeito Mario Botion. “Reforçar a segurança e buscar união das forças policiais são trabalhos constantes da nossa administração. Os números recentes indicam resultados satisfatórios”, declarou Botion.
A retração nos números, conforme avalia o secretário, é resultado de ações que estão sendo efetuadas pela Guarda Civil Municipal (GCM), algumas delas em parcerias com outras forças policiais e também com outros setores da administração municipal.
Outro fator determinante para a redução dos crimes é a presença mais ampla dos guardas civis nas ruas após lei de autoria de Botion, aprovada pela Câmara Municipal, e que garante pagamentos extras para homens da corporação que estejam em período de folga.
Para Marchi, a diminuição dos crimes contra o patrimônio se explica devido a “Operação Intervenção”, iniciada no dia 21 de junho. Além dela, a GCM vem atuando com mais efetividade também nas operações “Silêncio” e “Segurança Escolar”.
A “Operação Intervenção” resulta em rondas em locais ocupados por pessoas em situação de rua. O trabalho prevê também atendimento do Ceprosom a esse tipo de público.
Os números:
Os dados da Polícia Civil catalogados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil no balanço realizado pela pasta indicam queda nas ocorrências policiais em inúmeros crimes contra o patrimônio. O dado comparativo estabelece os períodos de 1 a 19 de junho e de 20 de junho a 2 de julho. São mencionados nove tipos de crimes.
Tomando como base esses parâmetros, o crime de furto de veículo, por exemplo, caiu de 39 para 25 ocorrências – o que indica uma diminuição de 35%, numa comparação entre os dois períodos.
Os furtos de residência reduziram de 16 para 8 casos (queda de 50%); roubos a pedestres caíram de 11 para 7 ocorrências – o que indica redução de 36%; outros roubos (exceto de veículos) apresentaram queda de 11 para 2 casos, o que representa uma diminuição de 81%; e roubos de veículos tiveram uma retração de 20 para 17 casos (queda de 15%).
Segundo Marchi, as operações permanecerão de forma ininterruptas. “A Guarda Civil continuará ampliando suas ações, com o objetivo de garantia de mais sossego e paz a população”, observou. Todas as informações são da Prefeitura de Limeira.
Foto: Prefeitura de Limeira