O futebol sulamericano vive seu grande momento na tarde de hoje (29). Flamengo e Athletico Paranaense decidem o título da Copa Libertadores da América 2022. O rubro-negro carioca entra em campo para apagar a frustração do ano passado, quando perdeu a final para o Palmeiras. O Furacão de Curitiba, por sua vez, vai em busca do título inédito que esteve perto em 2005, quando a equipe acabou derrotada para o São Paulo na decisão.
A disputa do título entre Flamengo e Athletico Paranaense será no estádio Monumental Isidro Romero Carbono, em Guayaquil, Equador, às 17 horas (Brasília). A expectativa é que o público no estádio ultrapasse a marca dos 40 mil espectadores.
Para apitar a decisão, a Conmebol escalou o argentino Patricio Lostau como árbitro principal. Ele terá como auxiliares os compatriotas Diego Bonfá e Ezequiel Brailovsky. O árbitro de vídeo será o também argentino Mauro Vigliano.
As equipes chegam à decisão com força máxima. Dorival Jr. deve escalar o Flamengo com: Santos, Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luis; João Gomes, Thiago Maia, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Gabriel Barbosa e Pedro.
Por outro lado, o técnico Luiz Felipe Scolari, que já conta dois títulos de Libertadores em seu currículo (em 1995 com o Grêmio e em 1999 com o Palmeiras), deve mandar a campo o Athletico com o seguinte onze titular: Bento, Matheus Felipe, Thiago Heleno e Pedro Henrique; Khellven, Erick, Hugo Moura, Fernandinho e Abner; Terans e Pablo.
O SBT transmite a partida ao vivo em canal aberto. A partida poderá ser assistida também pelo canal ESPN, em sinal fechado.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Reprodução