Sai hoje (4) o primeiro finalista da Copa Libertadores da América 2023. Internacional e Fluminense disputam a vaga, em jogo que começa às 21h30, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.
Ambas as equipes deixaram de lado momentaneamente a disputa do Campeonato Brasileiro e voltaram todas as suas atenções para este jogo decisivo que definirá o primeiro representante brasileiro a garantir presença na final que será disputado no dia 4 de novembro, no Maracanã. O segundo, será o Palmeiras, caso elimine o Boca Juniors, na outra semifinal.
No primeiro jogo, Inter e Fluminense ficaram no empate em 2×2. A rivalidade entre colorados e tricolores se acirrou desde que há 31 anos, um pênalti duvidoso marcado a favor do Inter deu o título de campeão da Copa do Brasil à equipe gaúcha, fato até hoje contestado pelos mais apaixonados torcedores do Fluminense.
No embarque da delegação do Tricolor Carioca para Porto Alegre, a torcida demonstrou confiança no time e compareceu em grande número ao aeroporto Galeão.
A equipe do técnico Fernando Diniz terá o desfalque do lateral direito Samuel Xavier, expulso no primeiro jogo. Ele deve ser substituído pelo experiente Guga (ex-Atlético-MG).
Pelos lados do Internacional, o técnico Eduardo Coudet garante que só define a equipe titular momentos antes do jogo. Ele aposta suas fichas no bom volante Gabriel, de volta ao time, após se recuperar de lesão no joelho.
Havia também, uma certa preocupação quanto ao gramado do estádio Beira-Rio, bastante castigado nos últimos dias, devido às fortes chuvas que tem caído sobre a capital gaúcha. Porém, a administração do estádio garante que o mesmo estará em excelentes condições para o jogo.
A diretoria colorada, devido à importância do jogo, espera um público superior a 50 mil pessoas, o que representaria recorde na atual temporada. Para apitar Internacional x Fluminense, a Conmebol escalou o árbitro venezuelano Jesús Valenzuela. A Rede Globo anuncia a transmissão da partida ao vivo, a partir das 21h30. No streaming a opção é o canal Paramount.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Marcelo Gonçalves