Só algo muito improvável tira do Botafogo a classificação para a grande finalíssima da Copa Libertadores da América. Com vantagem de ter vencido o jogo de ida, em seus domínios pelo placar de 5×0, a equipe da estrela solitária enfrenta na noite desta quarta-feira (30), às 21h30 (horário de Brasília) o Peñarol-URU, no jogo de volta da fase semifinal, marcado para o estádio Campeón Del Siglo, em Montevidéu.
Se a ampla vantagem perante o adversário dá tranquilidade ao time e à torcida do Botafogo, fora das quatro linhas, houve muita agitação no dia de ontem. Tudo porque, o Ministério do Interior do Uruguai decidiu vetar a presença de torcedores do Botafogo no estádio onde o jogo será disputado.
A medida é justificada pelo fato do governo uruguaio temer represálias da torcida do time de Montevidéu após os confrontos no Rio de Janeiro, na semana passada.
Por sua vez, a Conmebol, entidade que promove a competição exige que o Peñarol, garanta, na condição de clube mandante, a segurança e o acesso da torcida do Botafogo ao estádio.
Por conta disto, havia a possibilidade da realização do jogo com os portões fechados ou até mesmo a mudança do local do jogo.
Dentro das quatro linhas, a situação é toda favorável ao Botafogo. Só uma derrota por 6 gols de diferença no tempo normal, tira o alvinegro carioca da decisão. Uma improvável derrota por 5 gols de diferença levará a decisão da vaga para a disputa de pênaltis.
A missão é praticamente impossível para o Peñarol que, todavia, promete não jogar a toalha antes da hora. Para enfrentar o Botafogo, o técnico Diego Aguirre tem todo o elenco à disposição. A equipe aurinegra deve ir à campo com a seguinte formação: Aguerre; Milans, Méndez, Rodríguez, Olivera; García Graña, Darias, Cabrera, Fernández, Báez; Silvera.
No Botafogo, a enorme vantagem sobre o adversário em busca de uma vaga à final da Liberta faz o técnico Arthur Jorge pensar inclusive em poupar alguns titulares, que estão pendurados com dois cartões amarelos. São eles: John, Barboza, Gregore, Luiz Henrique e Igor Jesus. Soma-se a isso, também, a possibilidade de título no Campeonato Brasileiro, o qual o Botafogo lidera com 3 pontos de vantagem sobre o vice-líder Palmeiras, que tenta o tri campeonato consecutivo.
A provável escalação do Botafogo para enfrentar o Peñarol é a seguinte: John; Vitinho, Bastos, Adryelson, Cuiabano; Danilo Barbosa, Marlon Freitas, Savarino; Thiago Almada, Matheus Martins (Romero), Tiquinho Soares.
O jogo Peñarol x Botafogo terá transmissão ao vivo da TV Globo. Para apitar a partida a Conmebol escalou o árbitro chileno Piero Maza. O árbitro de vídeo será o também chileno José Cabero.
No histórico de confrontos entre Botafogo e Peñarol, o time brasileiro jamais perdeu para o uruguaio. Ao todo foram 5 jogos, com 2 vitórias do Botafogo e 3 empates.
Cruzeiro é Brasil na Sulamericana!
Valendo vaga à final da Copa Sulamericana, o Cruzeiro enfrenta nesta quarta-feira (30), às 19 horas (Brasília), o Lanús-ARG, em partida marcada para o estádio La Fortaleza, na cidade de Lanús. No jogo de ida, disputado em Bello Horizonte, semana passada, as equipes empataram de 1×1. Novo empate leva a decisão da vaga à final da Copa Sulamericana para a disputa de pênaltis. Quem vencer no tempo normal estará classificado para a grande final que acontece no dia 23 de novembro, no estádio General Pablo Rojas, em Assunção-PAR, que pertence ao Cerro Porteño.
Por decisão da Conmebol, tendo em vista, os fato relatados acima, o jogo Penarol x Botafogo será disputado no estádio Centenário de Montevideu-URU.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Wagner Meier/Getty Images