Nova pesquisa, desta vez da empresa Paraná Pesquisas, aponta os motivos para a escolha dos eleitores por seus candidatos.
Entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PSL), que figura na frente com 26,6% das intenções de votos, os projetos anticriminalidade representam 23,6% seguido de 15,3% de eleitores que acreditam que ele representa a mudança.
Já os eleitores de Ciro Gomes (PDT), que aparece com 11,9% de intenções de votos, tem maior simpatia pelo discurso do candidato, 14,2%. Suas propostas de geração de emprego atraem 11,3% do seu nixo.
A candidata Marina Silva (Rede), com 10,6% de intenções de votos, também tem os maiores percentuais em função de seu discurso, 14,1%, e de suas propostas de geração de emprego, 9,4%.
Experiência política é o principal motivo para os eleitores de Geraldo Alckmin (PSDB), que está com 8,7%. Entre os apoiadores do tucano, a experiência é vista com bons olhos por 14,9%, seguida de 11,5% pela análise de que seja bom administrador.
Já Fernando Haddad, que foi confirmado como candidato à presidência pelo PT na tarde de terça-feira (11), aparece com 8,3% de intenções de votos no quadro geral. Dos apoiadores do petista, 38% o escolheram em função de sua proximidade com o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, que teve candidatura barrada pela lei da Ficha Limpa. Propostas de geração de emprego são o segundo motivo para a escolha pelo presidenciável e atinge 7,8%.

QUADRO GERAL. Veja acima as intenções de votos dos eleitores brasileiros
ENTENDA
Vale ressaltar que os percentuais dos motivos pela escolha de cada candidato foram extraídos dentro do univero de eleitores de cada postulante.
MEDO
A pesquisa mediu ainda entre os eleitores os maiores medos em relação ao futuro. O aumento da violência e a insegurança ficaram em primeiro lugar com 36,1%, enquanto o desemprego e a falta de emprego atingiu a marca de 22,5%. Em terceiro lugar, a saúde aparece com 19,9%, já que as pessoas têm medo de ficarem doentes e não gozarem de assitência médica.
Importante destacar que cada entrevistado poderia citar mais de um medo.
METODOLOGIA
A pesquisa ouviu 2.010 eleitores maiores de 16 anos de 26 Estados e Distrito Federal em 167 municípios brasileiros entre os dias 7 e 11 de setembro.
A amostra atinge nível de confiança de 95% para uma margem de erro de aproximadamente 2%. O levantamento está registrado no TSE sob o número BR-02410/2018.