Dia do Leitor, celebrado nesta terça-feira (7), destaca importância dos livros para a formação
“Em um ano cheio de novidades e cansaço, me vi ‘salva’ pelo mundo dos livros”, é a declaração de Vanessa Campos, que descobriu nos livros uma forma de tornar seus dias mais ‘leves’. Ao longo de 2019, contabiliza que leu mais de 25 livros e conta nos dedos quantos seriados assistiu no ano que passou. “Zero! Não assisti nenhuma série e conto nos dedos quantas vezes liguei a TV para assistir novelas, telejornais, que sempre trazem notícias ruins, histórias tristes e banais que, sem dúvida, tornariam o meu dia mais pesado; não senti falta nenhuma!”, revela.
Segundo um relatório feito pela Nielsen, a venda de livros cresceu cerca de 4% pela primeira vez no Brasil em meio à crise do setor. O período analisado pelo estudo vai de maio a 16 de junho e compara com o mesmo intervalo do ano passado.
Na comparação, os números, pela primeira vez em 2019, ficaram no azul. O faturamento saltou de R$ 107,9 milhões para R$ 112,6 milhões, com aumento de 4,37%.
Segundo o book advisor Eduardo Villela, um estudo da Universidade de Buffalo, feito com um grupo de 140 estudantes, mostrou que após meia hora de leitura os alunos relataram se tornar parte do mundo dos personagens e ter sentimentos de satisfação semelhantes aos que temos durante interações sociais do mundo real. “Outra pesquisa abordou que além de mexer com as nossas emoções, a leitura pode também melhorar a qualidade de vida. De acordo com análise feita a partir da neurociência, a leitura é benéfica para melhorar nossas habilidades intelectuais, pois ela estimula a cognição social. Para esclarecer, a cognição social está relacionada à forma como processamos e armazenamos a informação”, destacou.
Bibliotecas em RC são opção para leitura
No Gabinete de Leitura
Biblioteca Pública Municipal “lenyra de Camargo Fracarolli”
Endereço: Avenida Quatro, nº 427, entre ruas cinco e seis – Centro. Telefone: (19) 3532-4077
Atendimento – segunda à sexta, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 17h.
No Centro Cultural
Biblioteca Pública Municipal “Maria Victoria Alem Jorge”
Endereço: Rua Dois, nº 2.880, Vila Operária – Anexo ao Lago Azul
Telefone: (19) 3522-8002 ou 3522 8000 / ramais 8026 e 8028
Email: biblioteca.centroculturalrc@gmail.com
Atendimento: de segunda à sexta, das 08h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.
No Cervezão
Biblioteca Municipal “Zeverina Quillici Tedesco”
Endereço: Rua M Quinze, nº 411, Cervezão
Telefone: (19) 3532-1947
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas. Com acervo de aproximadamente 12.200 livros e 5.700 sócios.
Para ficar sócio, basta apresentar os originais de recibo de luz ou telefone, RG ou certidão de nascimento. Menores de idade precisam retirar nas bibliotecas modelo de autorização para ser entregue assinada pelos pais na hora de fazer a carteirinha. Não há cobrança de taxa de adesão.