Com o primeiro e segundo lugares, a Toyota foi a força dominante na 89ª edição das 24 Horas de Le Mans,a maior corrida de endurance do mundo. Foi também a confirmação do favoritismo da Toyota Gazoo Racing na geral, ao vencer pela quarta vez consecutiva.
Praticamente de ponta a ponta, o carro #7 comandado por Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Pechito Lopez liderou a dobradinha da marca japonesa, com o #8 chegando na segunda posição, com Sebastien Buemi, Kazuki Nakajima e Brendon Hartley.
Na terceira posição, a primeira presença brasileira. André Negrão ajudou a Alpine a fechar o pódio, junto com Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxivière. Com isso, o brasileiro conseguiu seu quarto pódio em Le Mans, após duas vitórias e um terceiro lugar na classe LMP2.
Pipo Derani, que fez parte do conjunto da Glickenhaus com Olivier Pla e Franck Mailleux, ficou na quarta colocação na Hypercar e na geral.
Na LMP2, a vitória do Team WRT, com Robert Kubica, Louis Deletraz e Ye Yifei estava perto, mas o carro #41 teve problemas na última volta.Com isso, o triunfo ficou com o outro carro do time, com Robin Frijns, Ferdinand Habsburg e Charles Milesi.
Felipe Nasr, que tinha a companhia de Ryan Cullen e Oliver Jarvis na Risi Competizione, teve que abandonar com uma quebra de motor por volta da 20ª hora.
Daniel Serra não conseguiu repetir o feito de triunfar pela GTE Pro. De Ferrari, o brasileiro da AF Corse terminou na quinta colocação, junto com Miguel Molina e Sam Bird, mesmo enfrentando uma série de problemas, incluindo um pneu estourado, danificando a dianteira direita.
Mas os companheiros de Serra do carro #51, Alessandro Pier Guidi, James Calado e Come Logar, levaram a melhor na classe.
A AF Corse também comemorou a vitória na GTE Am, com François Perrodo, Nicklas Nielsen e Alessio Rovera, com a Ferrari #83.
Felipe Fraga conquistou a segunda posição na classe, ao lado de Ben Keating e Dylan Pereira no Aston Martin #33.
Marcos Gomes foi o primeiro a abandonar a corrida após forte acidente de seu Aston Martin na terceira hora da corrida.
O próximo compromisso do campeonato está agendado para o dia 30 de outubro, com a disputa das 6 Horas do Bahrein, em Sakhir.
Por E. Cortez / Foto: Instagram