Fruto do trabalho árduo de um grupo de idealistas generosos, cujo objetivo era o de amparar mães pobres, viúvas ou abandonadas, evitando assim que seus filhos fossem entregues a instituições ou colocados para adoção, o Lar Espírita Esperidião Prado (LEEP) ofereceu abrigo à primeira família carente em 19 de agosto de 1964,
data considerada pelo grupo pioneiro como a inauguração da entidade e, até hoje, comemorada como seu aniversário.
Desde então, durante os últimos 54 anos, vem mantendo sua missão de amparar a maternidade solitária, e seus registros mostram que este trabalho já possibilitou a bem mais de mil crianças a chance de crescerem ao lado de suas mães, em um clima familiar normal ou o mais próximo do normal possível, apesar da ausência da figura paterna.
Mantendo a integridade da família, o LEEP fornece-lhes todas as necessidades básicas. Cada família reside em uma casa individual, tendo sua privacidade preservada. Além das dependências comunitárias, a Instituição conta com nove casas individuais, dispostas em torno de um pátio interno, com um pequeno, mas bonito e bem cuidado jardim. Residências bem planejadas e completamente montadas, que permitem que uma família viva com dignidade e conforto.
Além do acolhimento residencial, as crianças recebem cuidados, reforço escolar, orientação pedagógica e orientação social. É uma instituição pioneira que honra e orgulha a comunidade rio-clarense.
Com o foco na criança, o LEEP, em 2015, sentiu que poderia aumentar seu leque de atuação e criou o Projeto Dia, recebendo crianças de mães trabalhadoras, não abrigadas, em horários contrários aos escolares. Foi um projeto de grande sucesso e o LEEP terminou o ano de 2017 assistindo 64 crianças, diaristas e moradoras, e mantendo uma lista de espera por vagas.