O Laboratório de Apoio ao Ensino da geografia (LAEGE), localizado no Departamento de Geografia da Unesp, campus de Rio Claro, leva o nome do já falecido Prof. Dr. Fadel David Antônio Tuma Filho, o qual se dedicou durante anos da sua carreira acadêmica ao Ensino de Geografia, entre outras áreas.
Atualmente, o laboratório é coordenado pelo Prof. Dr. Diego Corrêa Maia e tem como objetivos colaborar para o desenvolvimento do Ensino de Geografia em nível de graduação; prestar serviços à comunidade, como atividades de extensão e cursos de atualização; oferecer instrumentos para a produção de materiais didáticos; e receber visitas de estudantes e docentes do município de Rio Claro e região.
Dentre as atividades realizadas nos últimos anos, destacam-se três: cursos de formação oferecidos aos professores da rede municipal de Rio Claro, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação; visitas técnicas de alunos de escolas municipais e estaduais de Rio Claro ao laboratório para conhecer as instalações e participar de atividades, como a instalação de uma caixa de areia interativa (sand box), que modela a hipotermia do terreno através das cores.
Sobre o curso de formação, foi organizado pelo Prof. Diego Maia, que contou com a colaboração dos docentes Prof. Dra. Darlene Ap. Oliveira Ferreira, Prof. Humberto Cordeiro Araújo Maia, Profa. Joseane Gomes de Araújo e dos alunos André Luiz Silva Carvalho e José Vitor Rossi Souza. Durante o curso, participaram dois profissionais (um professor e um coordenador) de cada uma das 25 escolas da rede e foram realizadas palestras, oficinas, minicursos e um trabalho de campo envolvendo diferentes temas relacionados à alfabetização geográfica, desenvolvida ao longo dos anos do Ensino Fundamental I.
No que se refere à visita das escolas, algumas delas participaram do evento “Universitário por um dia”, organizado pelos grupos do Programa de Educação Tutorial da Unesp de Rio Claro, e puderam conhecer o laboratório e fazer perguntas sobre os conteúdos e sobre o curso superior de Graduação em Geografia.
Uma das atrações no LAEGE é a caixa de areia interativa (sand box). Considerada um dispositivo didático, esta pode ser utilizada em atividades práticas no Ensino de Geografia, na abordagem de conteúdos, como processos hidrológicos, bacias hidrográficas, altimetria e formas de relevo, proporcionando aos alunos a experiência de modelar o relevo a partir de um aplicativo de realidade aumentada que produz imagens, as quais são projetadas na areia.
O propósito do LAEGE consiste, dentre seus objetivos, em capacitar e oferecer formação aos alunos da Graduação, no que concerne à elaboração e confecção de materiais, que se tornam dispositivos didáticos importantes para uso em sala de aula.
Vale destacar que alguns desses materiais são utilizados nas aulas dos estagiários, participantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e Residência Pedagógica e também, eventualmente, são expostos em eventos de divulgação científica, como o que ocorre anualmente no Jardim Público de Rio Claro, o evento “Praça da Ciência”. Como exemplos de materiais já produzidos, temos: mapas de pontos do Brasil/América do Sul, representação de vulcão e do globo terrestre; maquete das formações geomorfológicas do município de Rio Claro, maquete sobre as placas tectônicas, painel do Sistema Solar, entre outros.
Assim, além da contribuição do laboratório LAEGE para a formação dos alunos, docentes e da comunidade, a Geografia, enquanto área do conhecimento e disciplina escolar, cumpre um papel essencial ligado à interpretação e discussão sobre o mundo em que vivemos, buscando formar cidadãos ativos e críticos na sociedade.
Por Eder Varussa