A cidade de Rio Claro recebe em agosto a nona edição do FIIK Janela Caipira, festival que agrega cinema, fotografia, arte sonora, atividades formativas e debates em uma programação gratuita e com recorte para produções experimentais e realizadas nos interiores do Brasil.
O evento é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa e Prática Cinematográfica Kino-Olho e está com inscrições abertas para curtas-metragens de todo o país até 24 de maio, pelo endereço kinoolho.com.br/janelacaipira
“O Kino-Olho tem promovido o acesso à produção e fruição de cinema na cidade há quase vinte anos, com oficinas, cineclubes, núcleos de criação e com a realização de filmes que tiveram ampla repercussão. Voltar a produzir o festival é impulsionar essa caminhada, nos aproximando da possibilidade de tornar Rio Claro um polo cinematográfico no interior do estado de São Paulo”, comenta Mari Lahr, diretora geral do 9º FIIK Janela Caipira.
A última edição do evento foi realizada em 2016 e encheu o salão da Sociedade Philarmônica Rioclarense. Este ano, há uma expectativa de atender um público de mais de mil pessoas em cinco dias de programação, com exibições que poderão ser realizadas na nova sala de cinema do Centro Cultural Roberto Palmari, no Parque Lago Azul, reinaugurada em março, após uma reforma da prefeitura, com diversas melhorias. O festival será realizado de 13 a 17 de agosto de 2024.
Inscrições
Projeto que deu origem ao grupo Kino-Olho, o 9º FIIK Janela Caipira irá realizar uma edição especial do Núcleo de Criação Cinematográfica, uma atividade formativa mediada pela pesquisadora e realizadora Claudia do Canto.
Com o objetivo de produzir um filme coletivamente, o grupo de participantes irá se reunir em encontros nos quais serão trabalhados os conceitos de “livre-pensar” e filme-ensaio, segundo os pesquisadores Marília Rocha e Antonio Weinrichter.
O filme realizado na oficina será exibido no festival em uma mostra paralela. As pessoas interessadas podem se inscrever para a atividade gratuita pelo endereço kinoolho.com.br a partir de 14 de maio.
Foto: Michael Willis/Kino-Olho