O Juventude FC, o alviceleste do bairro Wenzel, da cidade de Rio Claro, estará completando neste dia 28, 83 anos de fundação. O clube teve origem com os Marianos, do alto do bairro Santa Cruz, jovens idealistas, adeptos do futebol e praticantes da fé e devoção em Nossa Senhora Maria, mãe de Jesus.
No campo dos eucaliptos, onde hoje está instalado o Hospital da Unimed, o Juventude FC fez jogos memoráveis, recebendo importantes agremiações da capital e do interior do estado de São Paulo.
Foram décadas jogando naquele campo, que reunia considerável público para assistir as partidas do Juventude, até que, em meados dos anos 1980, finalmente, após muita luta e empenho de seus diretores, o Juventude FC conseguiu junto ao Poder Público a sua praça de esportes, o estádio 6º Distrital, um dos mais bonitos e bem cuidados distritais de Rio Claro, o que demonstra a competência e o zelo dos dirigentes juventudinos.
Dentre eles, destacam-se José Guarino Jr, ex-atleta do clube, do qual tornou-se dirigente dedicado e atuante, depois que abandonou a camisa 5 e pendurou as chuteiras. Querido, admirado e respeitado, não só pela família do Juventude FC, mas, também, por atletas, dirigentes e torcedores de outros times de Rio Claro, o Seu Guarino, é, sem dúvida, o primeiro nome que vem à mente dos esportistas rio-clarenses, quando se fala em Juventude FC.
Além de Guarino, na história recente do clube octagenário, outros nomes já estão eternizados, como o de José Pedro de Paula Caraça, a exemplo de Guarino, também ex-atleta do Juventude, um vigoroso lateral direito, que honrava a camisa 2 celeste na década de 1970. Empresário bem sucedido na cidade, proprietário da empresa Caraça, Zé Pedro como é carinhosamente chamado por familiares e amigos, também já exerceu por várias vezes o cargo de presidente do Juventude FC.
Outro dirigente bastante querido por todos do Juventude é Zorico, apelido de Antonio Carlos dos Santos, pessoa simples, companheira e abnegada, dedicando seus melhores esforços, desde muito tempo para o Juventude. Zorico ainda bate uma bolinha nos rachões realizados aos sábados à tarde, no 6º Distrital, atuando como zagueiro, daqueles que não se envergonham de “meter o sapato” na bola e mandá-la pra longe, se necessário.
Uma das características mais marcantes do Juventude FC é conquistar a simpatia e a fidelidade da maioria dos atletas que têm a oportunidade de vestir a camisa do clube. É comum deparar com pessoas que estão envolvidas de alguma forma com o clube, desde que jogaram pelas categorias de base do mesmo, chegando às categorias amador e veteranos. É o caso do Álvaro, pessoa amiga, acessível e um juventudino de “quatro costados”.
Se falta o título de campeão amador da cidade, na recheada galeria de troféus do clube, eles sobram nas categorias de base e de veteranos. O Juventude FC já foi campeão em todas as categorias, desde a sub-7 até a sub-17, nos campeonatos promovidos pela Liga Municipal de Futebol e pela Secretaria Municipal de Esportes.
O clube acumula, ainda, títulos da Copa Ouro de Araras, importante competição de categorias de base, disputada na cidade vizinha. E quando se fala da categoria Veteranos, o Juventude não fica atrás. Recentemente, conquistou o título de campeão da 1ª Copa Madal.
Empenhada em manter a tradição de glórias e conquistas do clube, a atual diretoria que tem à frente, os dedicados Ricardo Zumpano (vice-presidente) e Luiz Rocha (presidente), projeta um ano de 2022 bastante promissor.
Não se pode falar de Juventude FC e suas vitoriosas categorias de base, sem mencionar aqueles que durante anos, estiveram à frente das equipes dente-de-leite, infantil e juvenil, como os saudosos Hugo Giometti, Casemiro e Geraldo José Costa, e do próprio José Guarino Jr. mas também de Edevalcir Gualberto Teixeira, o Deva, do Prof. José Cássio Teixeira (Cassinho), Ivo Góes (atualmente no Floridiana Tênis Clube), Nelsinho Martinhi e Paulo Ignácio (ambos, agora, na Escolinha Golaço de Futebol) e Carlão Ortigoza, entre outros.
MEMÓRIA QUE SALTA AOS OLHOS!
O leitor do Diário Esportes nos perdoe a nossa falsa modéstia, mas, nós também, escrevemos um pouco o nosso nome na história do glorioso e querido Juventude FC. Lá atuamos por várias vezes, na condição de técnico das categorias de base, a primeira delas, em 1995. Depois, no período de 2000 a 2003, e mais recentemente, em 2008. Em 2001, dirigindo uma equipe Sub-15 em um campeonato Sub-17, fomos campeões pela LMF (Liga Municipal de Futebol). Um time fantástico, muito hábil, consciente, frio e eficiente nos momentos decisivos. A eles a nossa homenagem. A escalação aqui segue: Marquinhos, Fernando Romeiro, Bruno Bortolotti, Vinicius Calazans (Makarius) e Fernando Thomazella (Richard). Ninho (Diógenes), e Bruno Pepes. Diego Batata (Rafael Misson) e Bruno Góes (Márcio Pistarini). Gustavo e Allan (Télfner). Massagista: Dito. Mordomo: Quinha. Diretor: Guarino.
Colaboração Geraldo José Costa Jr. / Foto: Divulgação