A cada eleição a Justiça Eleitoral busca ampliar o número de mesários voluntários que se oferecem espontaneamente para trabalhar no pleito. Neste ano será diferente. “O cadastro de mesárias e mesários do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) está aberto e continua recebendo inscrições das pessoas interessadas em contribuir com os trabalhos das eleições municipais de outubro”, informa o tribunal.
A inscrição pode ser feita por eleitores com mais de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral. Para isso, basta acessar o site do TRE-SP (www.tre-sp.jus.br) e preencher um formulário. Também é possível fazer o cadastro pelo aplicativo e-Título, ou no cartório eleitoral em que o eleitor está inscrito.
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) também uma página na internet, o Canal do Mesário (https://www.justicaeleitoral.jus.br/eleicoes/mesario/index.html) onde é possível tirar dúvidas e conferir um passo a passo para a inscrição, entre outras informações.
O mesário que atua nas eleições recebe certificado por serviços prestados à Justiça Eleitoral. Além disso, ganham ainda dois dias de folga para cada dia trabalhado e outros dois por dia de treinamento oficial para serem utilizados no emprego público ou privado, conforme acerto com o empregador. A Justiça Eleitoral também fornece auxílio-alimentação para o dia da votação.
De acordo com o TRE-SP, “quem contribui com o processo eleitoral ainda tem preferência no desempate em concursos públicos, desde que haja previsão no edital. Caso esteja cursando a graduação, pode utilizar as horas trabalhadas como atividades complementares”.
Para aumentar ainda mais a participação espontânea, o TSE lançou no último dia 17 uma campanha de incentivo com o mote “Todo mundo tem um talento especial para ser mesária ou mesário. Quem coloca esse talento em prática faz a democracia acontecer”. A ação convida os cidadãos aptos a colaborarem com o processo eleitoral.
Estatísticas
A Justiça Eleitoral registrou crescimento do número de mesários voluntários nas últimas eleições. Em 2022, por exemplo, o número de voluntários dobrou em relação a 2018. Conforme dados do TSE, o número de mesários voluntários no estado de São Paulo aumentou de 112.352 em 2018 para 259.925 no ano passado, alta de 131%.
No país, quase 1,9 milhão de mesárias e mesários atuaram nas eleições gerais de 2022. Desse total, 893 mil foram voluntárias e voluntários, o que correspondeu a 47% dos convocados.
Em Rio Claro, segundo informação do TSE, foram chamados 1.803 mesários no primeiro turno das eleições de 2022, sendo 1.185 (65,72%) voluntários e 618 (34,28%) de convocados. No segundo turno, houve chamamento de 1.804 profissionais, sendo 1.190 (65,96%) mesários voluntários e 614 (34,04%) convocados. O município registrou 14 e 25 ausências no primeiro e segundo turnos, respectivamente.
Os números foram similares aos registrados no pleito de 2018, quando houve convocação de 1827 mesários, entre voluntários e convocados, em cada turno das eleições. Porém, representa um aumento em relação às eleições de 2016 que teve 1.576 mesários, similar ao pleito de 2020 com 1.598 profissionais.
Por Redação DRC / Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil