Com o mercado imobiliário aquecido e queda nas taxas de juro, o sonho da casa própria está muito mais fácil de ser realizado, afirma o especialista em avaliação imobiliária e advogado, José Carlos Pedroni.
O especialista aponta que o significativo número de lançamentos das construtoras demonstra uma forte demanda reprimida e as vendas dessas unidades mostram um crescimento favorável. Com o aumento da oferta, os preços dos imóveis ficam estáveis e até mesmo em ligeira queda.
As taxas de juros praticadas pelos bancos que fazem os financiamentos imobiliários estão mais baixas e, com a entrada facilitada pelas construtoras, abre-se a possibilidade de que cada vez mais pessoas tenham condições de comprar o seu primeiro imóvel, segundo informações de Pedroni. “Além disso, as incorporadoras possuem um elevado estoque de unidades para serem oferecidas, muitas delas com descontos atrativos e condições de pagamento diferenciadas, propiciando a realização de bons negócios para os compradores, seja para moradia ou investimento”, completa.
LIGEIRA QUEDA
Mesmo os preços de imóveis estando suscetíveis à lei de oferta e procura, José Carlos Pedroni acredita que mesmo com a atual situação econômica do país, existe uma tendência de queda nos valores dos imóveis, mesmo que pequena.
“Apesar da forte demanda pela aquisição do imóvel próprio, motivado pela necessidade de se sair do aluguel, considerando o número elevado de imóveis prontos e de lançamentos em nossa região e a situação econômica difícil em que vive o país, principalmente nos últimos quatro anos, acreditamos que o cenário é de readequação dos valores praticados atualmente, ou seja, os preços seguirão a lei da oferta e procura, sinalizando discreta tendência de queda, tanto nos imóveis de venda ou locação, residenciais e comerciais”, comenta.
O especialista ainda explicou que existe uma necessidade de programação por parte do comprador para conseguir realizar o sonho da casa própria. Um dos pontos listados por Pedroni é o cuidado em poupar os recursos financeiros da renda do comprador.
Outro ponto é analisar todas as opções de oferta dos imóveis com calma e, principalmente, escolher um imóvel que caiba em seu orçamento.
“É importante conhecer todas as opções de financiamento disponíveis junto às instituições financeiras, saber planejar e buscar a menor taxa de juros, lembrando que, quanto maior o valor de entrada, menor será o valor do financiamento”, pontua.
“Outro detalhe muito importante para a segurança do cliente é procurar saber a procedência e idoneidade da construtora/incorporadora e da imobiliária que irá fazer a intermediação do negócio, evitando surpresas desagradáveis que possam colocar em risco a integridade do seu patrimônio”, conclui Pedroni.