A prefeitura de Rio Claro concluiu a ponte de concreto sobre o córrego Batalha, em trecho da Estrada Velha de Brotas. O trânsito pelo local voltou a ser liberado após o período de interrupção para a realização da obra, que foi entregue na quinta-feira (23) pelo prefeito João Teixeira Junior. “Substituímos a ponte com tablado de madeira que havia no local por uma estrutura melhor, para ampliar a segurança aos motoristas e reduzir transtornos como a interdição necessária para a realização da obra”, comenta o prefeito Juninho, destacando o importante papel dos condutores para um trânsito seguro no trecho. “Todos devem respeitar a legislação e os limites de velocidade”, reforça.
A entrega da ponte contou com a presença dos vereadores Julinho Lopes, Paulo Guedes e Adriano La Torre. Moradores daquela região, como o comerciante Valdomiro Pedro de Jesus, manifestaram grande satisfação pela realização da obra. “Era uma grande dificuldade sem a ponte, ficava muito mais longe para ir a outras regiões da cidade e voltar, agora com a nova ponte está mais fácil para nós”, disse, dando os parabéns ao prefeito pela qualidade do trabalho. “Ficou ótimo”, resumiu.
Juninho também destacou a qualidade da obra, realizada pelos servidores da Secretaria de Obras da prefeitura. “Nossas equipes entregaram uma ponte muito bem-feita, segura, em tempo relativamente curto e, sendo obra feita pela própria prefeitura, com economia de recursos”, observa.
Na mesma linha, o secretário municipal de Obras, Paulo Roberto de Lima, explica que a nova estrutura foi feita para perdurar por décadas, ao contrário da anterior que, tendo sido instalada em 2011, em administrações anteriores, teve durabilidade muito menor do que deveria. “As antigas cabeceiras danificadas, por serem de concreto, eram para durar pelo menos 50 anos e, no entanto, ruíram em menos de uma década”, destaca.
A estrutura de sustentação da nova ponte foi feita com tubulações e aduelas de concreto, com vazão suficiente para passagem das águas do córrego Batalha. Depois dessa etapa, foi realizada concretagem do piso, por onde circulam os veículos. A antiga ponte de madeira que havia no lugar foi substituída por ter sido muito danificada pelas chuvas de março. A água ocasionou a queda da cabeceira e do tablado da velha estrutura.
Foto: Divulgação