O Jornal Diário do Rio Claro realizou nesta quinta-feira (5) a terceira entrevista com os candidatos a prefeito e vice-prefeito do município. As sabatinas estão sendo realizadas pelo programa Diário MA TV, que vai ao ar de segunda a sexta-feira pelo Facebook e YouTube do Diário: @diariodorioclaro1.
Nesta quinta-feira foram entrevistados o candidato a prefeito Juninho da Padaria (PRD) e sua candidata a vice Giselle Pfeifer (PSDB), que disputam a prefeitura de Rio Claro pela Coligação Força da Gente. Na sabatina, eles falaram sobre os planos a serem implementados caso vençam as eleições municipais deste ano.
Segurança e criminalidade
Nesse tópico, os candidatos falaram sobre planos para diminuir a criminalidade e aumentar a segurança na cidade. Juninho da Padaria disse que o setor precisa de gestão e investimentos, com a prefeitura fazendo a sua parte para apoiar as polícias Civil e Militar. Ele lembrou que em seu governo foram criadas as centrais de segurança integrada, hoje desativadas.
De acordo com ele, seu plano de governo prevê investimento em tecnologia nas viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM), ampliação do efetivo da corporação e fornecimento de equipamentos. O candidato frisou ainda a necessidade de valorizar os profissionais de segurança.
Ele lembrou que sua administração deixou pronta área para construção do novo batalhão da Polícia Militar, e o projeto não avançou. “O batalhão é de responsabilidade do governo do estado, mas dá para fazer parceria e trazer a sede para a área urbana, mais próxima da população”, pontuou Juninho que prometeu que, caso eleito, irá construir a nova sede do batalhão da PM.
Empresas e empreendedores
Para Juninho, atrair novas empresas para a cidade é importante, mas é preciso cuidar daquelas já instaladas. Conforme ele, a construção de um segundo distrito industrial seria maravilhosa, mas antes é preciso ter a infraestrutura necessária, como água e luz. Ele lembrou que a pandemia de Covid-19 quebrou muitas empresas e outras ainda estão se recuperando da crise.
Para ele, o poder público precisa estar ao lado de empresários e comerciantes buscando vencer as dificuldades. Com relação ao trabalhador, Juninho frisou que “a carteira assinada é o melhor programa social que existe”.
Melhoria na educação
Juninho disse que sempre teve a educação como prioridade, tanto que fez 11 escolas, sendo que algumas não conseguiu entregar. O candidato promete que esse cuidado com a educação será mantido, assim como a valorização do profissional e a melhoria da segurança nas escolas.
Segundo ele, é importante não deixar faltar o básico para atender as crianças, e isso se faz com gestão e comprometimento. Ele prometeu ainda cuidar das crianças, dos professores, funcionários e da zeladoria das escolas.
Melhoria na saúde
Juninho prometeu reabrir o laboratório público municipal que, segundo ele, realizava 65 mil procedimentos por mês e foi terceirizado. Também se comprometeu a fazer parcerias e mutirões, como fez com as Carretas da Saúde, que realizou milhares de procedimentos cujos pacientes aguardavam há anos na fila de espera.
O candidato falou que construir hospital é importante, mas quem toca a unidade é o funcionário que precisa ser valorizado. Seu plano de governo prevê ampliar a oferta de serviços para atender a demanda. Para isso, serão feitas parcerias com a iniciativa privada. “Temos que ter seriedade com dinheiro público, massificar o que temos e fazer parcerias para cuidar de quem precisa”.
Merecimento
Por fim, os candidatos responderam porque merecem ter o voto do eleitor. Giselle disse que a dupla está preparada para cuidar de vidas, tanto de pessoas quanto de animais como fez com a construção do gatil e da área para recolhimento de animais de grande porte.
Segundo ela, Juninho sempre teve um olhar sensível para todas as pessoas, além de ser acessível. “O governante precisa ser acessível à população, precisa ouvir para saber o que está acontecendo. Isso é muito importante para o prefeito que precisa cuidar de toda a população”, afirma.
Já Juninho pede ao eleitor a oportunidade de trazer investimentos, cuidar do funcionalismo e das crianças como fez antes. “Vou ser um prefeito presente para cuidar da cidade nos bons e maus momentos. Faremos projetos vocacionados para cuidar de vidas”.
Ele prometeu ainda construir um hospital público para cuidar de animais, trabalhar para ter um hospital público regional para cuidar de pessoas, resgatar a segurança e devolver a cidade para toda a população.
Outras promessas feitas pelo candidato foram cuidar do Daae e construir uma nova ETA para atender a demanda por água, cuidar do meio ambiente e estabelecer prioridades para primeiro atender o básico e posteriormente as festividades. “O plano de governo principal é cuidar de Rio Claro”, conclui.
A entrevista com Juninho e Giselle, na íntegra, pode ser conferida pelo link https://www.youtube.com/watch?v=RnvEmZ_5LPQ
Por Ednéia Silva / Foto: Diário do Rio Claro