O ex-prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, retorna à vida pública como candidato a deputado estadual pelo Patriota. “Do povo eu vim e pelo povo estou voltando. Estou muito feliz com a receptividade que estou tendo com meu regresso. Esse carinho que estou sentindo nas ruas está me dando muita força para prosseguir na vida política”, disse Juninho que passou pela redação do Diário do Rio Claro nesta segunda-feira (26).
Durante a visita, ele falou de seus planos e projetos para seu mandato como parlamentar na Assembleia Legislativa, caso consiga uma cadeira no Legislativo estadual. “Voltar à vida pública não foi fácil, ainda mais porque sofri tentativa de impugnação, mas quis Deus que a verdade e a Justiça prevalecessem”, declarou.
Juninho comenta que sua candidatura a deputado é similar à sua primeira disputa ao cargo de vereador. “Estamos fazendo uma campanha muito simples e sem recursos, mas com muito trabalho. A grande diferença, talvez, seja o fato de ter mais experiência e uma popularidade maior, além de uma folha de serviços prestados à população”, afirmou Juninho, frisando que aprendeu muito com os erros em seus quatro mandatos (três como vereador e um como prefeito). “A gente não consegue fazer tudo para todos e tem que escolher prioridades, e a minha prioridade é o povo”, observou.
Juninho acredita que hoje a população está mais politizada e entende que a política é o meio de levar o bem para a coletividade. No entanto, segundo ele, é preciso ficar atento ao papel de cada um dos poderes. “O Legislativo não executa, mas solicita e fiscaliza, e pode ter certeza que a população terá em mim um grande defensor da saúde, educação, segurança e meio ambiente, e das pessoas que mais precisam”, informou.
Além disso, o candidato fala da importância de promover a causa animal, assim como fez em sua gestão como prefeito quando Rio Claro deu exemplo ao criar o Código de Defesa e Proteção Animal. Porém, segundo ele, é preciso avançar ainda mais, especialmente ampliar o apoio aos protetores de animais, pessoas “engajadíssimas” que trabalham gratuitamente pelo bem-estar animal.
Apoio às empresas
Na economia, ele defende um maior apoio para o desenvolvimento de micros, pequenas e médias empresas, principalmente nesse período de pós-pandemia de Covid-19. “O melhor programa social é o emprego, mas para que tenhamos empregos é preciso apoiar e fortalecer as empresas, e é para isso que vamos trabalhar”, comentou Juninho ressaltando a necessidade de o estado ter um olhar sensível para a questão fiscal dos empreendedores. “Muitas não pagaram os tributos e impostos não porque não quiseram, mas porque não conseguiram, e isso precisa ser olhado com carinho”, defendeu.
Juninho também defende um apoio maior à mulher, tanto no mercado de trabalho, quanto na segurança ampliando os mecanismos de proteção contra qualquer tipo de violência. Da mesma forma, cuidar dos jovens (criar mais oportunidades) e dos idosos, acolher as universidades, fortalecer os programas do terceiro setor que apoiam o poder público, bem como apoiar as famílias que tem integrantes com dependência química.
Saúde e segurança
Na saúde, Juninho vê a necessidade de abrir mais o leque e buscar apoio do estado e da União para atender as demandas reprimidas, a exemplo do que foi feito com as Carretas da Saúde em sua administração como prefeito. O fortalecimento do agronegócio também foi lembrado por Juninho que defende um cuidado maior com o homem do campo. Ele lembrou que teve a felicidade de, como prefeito, receber um prêmio de R$ 500 mil do governo estadual (programa Cidadania no Campo – Município Agro) por ações desenvolvidas em prol da agricultura.
Na segurança, segundo ele, é preciso diminuir os indicadores criminais com uma integração maior entre as forças policiais, já que o interior do estado de São Paulo sofre com a falta de segurança, e Rio Claro voltou a figurar com destaque entre as cidades mais violentas. Isso sem esquecer dos investimentos tão necessários na educação e na melhoria do sistema viário, assim como fortalecer o funcionalismo público, pois “nenhum prefeito, governador ou presidente trabalha sozinho”.
“É necessário ver o que é bom para o município, a região e o estado, com olhar especial para as pequenas cidades. Sou municipalista e acredito na força da política para o bem comum. O Legislativo precisa dar mecanismos para que o Executivo atue da melhor forma em benefício da população”, finaliza Juninho, observando que “o deputado não pode estar acomodado e sim incomodado diante das aflições da população”.
Por Redação DRC / Foto: Diário do Rio Claro