O Consórcio PCJ realizou nessa sexta-feira (17) reunião do Conselho Fiscal da entidade, que elegeu a nova diretoria da gestão 2019/2020. O vereador de Rio Claro Julinho Lopes (Progressistas) foi reeleito Presidente do Conselho, tendo como primeiro vice-presidente Alex Sandro Domingues Lopes, vereador de Rafard, e como segundo vice-presidente Jesus do Vale Lopes, vereador de Monte Mor (SP).
A diretoria do Conselho Fiscal também é composta pelo vereador do município de Piracicaba José Aparecido Longatto, na posição de primeiro secretário, e o vereador de Piracaia (SP) Nelson Januário Costato Basile Neto, como segundo secretário. Na coordenação dos agentes de Interlocução, foi reeleito o vereador Luiz Carlos Rossini, de Campinas, tendo como subcoordenador o vereador William Ricardo Mantz, de Iracemápolis.
CERIMÔNIA
Na ocasião, a subsecretária executiva e gerente administrativa, Jussara Cordeiro Santos, explicou quais são as finalidades institucionais e deveres do Conselho Fiscal perante a entidade. Ainda informou aos vereadores sobre a aprovação das contas do Consórcio PCJ nos exercícios anteriores, e salientou a importância da participação de todos nas atividades programadas em comemoração aos 30 anos da entidade.
Em seguida, o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, ao lado da equipe técnica e administrativa, apresentou um breve resumo sobre as atividades e funções da entidade, bem como o papel dos vários entes na gestão dos recursos hídricos. A iniciativa teve o objetivo de capacitar os novos representantes sobre os projetos desenvolvidos pelo Consórcio PCJ, e esclarecer que a participação dos vereadores é sempre bem-vinda.
Lahóz também ressaltou a importância do contato direto dos vereadores com a população. “O Conselho Fiscal foi criado por vereadores, um titular e um suplente de cada município associado, e o Consórcio PCJ nunca se arrependeu dessa decisão, que foi tomada contrariando a orientação de outros órgãos. Em 2014 e 2015, o Conselho Fiscal mudou nossa história com o Manifesto “Salve o Sistema Cantareira”.
O abraço ao Cantareira sensibilizou o governo e toda a população, inspirando o Consórcio a produzir um documento com as 22 metas para a sustentabilidade hídrica”, afirmou o secretário executivo.