O vereador Julinho Lopes foi reeleito presidente da Diretoria do Conselho Fiscal do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. A eleição foi realizada online e aconteceu na tarde dessa quinta-feira (15). É a sexta vez que Julinho Lopes é eleito presidente da Diretoria do Conselho Fiscal.
O Conselho é formado por vereadores dos municípios associados que têm a missão de fiscalizar as contas do Consórcio PCJ antes de serem analisadas pelo Tribunal de Contas.
“A reeleição nos dá a certeza de que estamos realizando um trabalho consistente que foi aprovado não só pela equipe técnica, mas também pelos vereadores que representam os mais de 60 municípios que integram o grupo”. Disse o vereador.
Para o biênio 2021-2023, Julinho Lopes salientou a necessidade do Consórcio PCJ estar atento às dificuldades hídricas aumentadas pela Pandemia da Covid-19. O vereador enfatizou que os municípios registram altas no consumo de água por conta do isolamento decretado pelo Governo do Estado bem como das prefeituras.
“As pessoas estão ficando mais em casa. Com isso, o consumo de água aumenta exatamente em uma época onde o volume de chuva diminui em nossa bacia”, disse Julinho Lopes.
“Muitas pessoas, seja pelo desemprego ou pela redução de atividades, como por exemplo o setor do comércio, estão deixando de pagar a conta de água e isso sufoca os gestores municipais que precisam manter o sistema de abastecimento funcionando”, acrescentou.
Outra pauta reafirmada por Julinho Lopes trata-se do Pagamento por Serviços Ambientais, o PSA, por parte dos municípios. Bandeira de luta do parlamentar, ele avalia que somente apoiando o homem do campo é que o processo de preservação da área verde às margens dos rios se tornará realidade.
“Vivemos uma situação extremamente difícil com os óbitos diários no país passando da marca dos 3 mil. É preciso criar mecanismos de orientação para que os gestores municipais consigam atravessar esta época seca, no que diz respeito ao abastecimento, até chegarmos em outubro quando as chuvas voltam a ocorrer com a frequência desejada”, completou Julinho.
Composição completa da Diretoria do Conselho Fiscal – gestão 2021/2023:
Presidente: José Júlio Lopes de Abreu – Rio Claro
1º Vice-Presidente: Luiz Mayr Neto (Valinhos)
1º Secretário: Enoque Leal Moura (Hortolândia)
2º Secretário: Ailton Antonio Fumachi (Itatiba)
Coordenador: Luiz Carlos Rossini (Campinas)
Sub – Coordenador: William Ricardo Mantz (Iracemápolis)
Foto: Divulgação